Braga

“Meia Maratona de Braga será marco no panorama desportivo nacional”, afirma Rio

Partilhe esta notícia!

A 28 de Fevereiro do próximo ano, a cidade de Braga vai entrar no mapa das grandes provas nacionais de atletismo. A primeira edição da Meia Maratona de Braga será um marco no panorama desportivo nacional e vem dignificar um Concelho que já formou atletas de grande valor nacional e internacional, especificamente na área do meio fundo e fundo.

A prova, com o selo de qualidade da Runporto, terá um percurso de 21 quilómetros e 97 metros, e integra também uma caminhada/corrida de seis quilómetros, destinada àqueles que não se sintam preparados para cumprir a distância da Meia Maratona.

“A promoção de eventos desportivos de grande qualidade e capacidade de mobilização tem sido um dos pilares estratégicos da actuação deste Executivo Municipal. Desde a ligação aos desportos automóveis, passando pelo ciclismo, até ao atletismo, modalidade que sempre teve enormíssimas tradições, Braga tem sido palco de eventos de grande relevo”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação da prova que decorreu esta Segunda-feira, dia 23 de Novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Segundo o Autarca, esta prova vem dar seguimento à aposta efectuada pelo Município de Braga de fomentar a prática desportiva e de promoção do atletismo, junto da população. “Depois de uma corrida de S. Silvestre renovada, da Corrida de S. João, que vai na segunda edição e que excedeu os 3 mil participantes, temos expectativas que esta Meia Maratona se afirme no calendário desportivo nacional e que com o correr dos anos vá atraindo cada vez mais atletas estrangeiros”, afirmou, sublinhando que a realização deste evento “só é possível através da forte colaboração de uma rede de parceiros”.

A prova vai servir, também para homenagear atletas Bracarenses que marcaram o atletismo nacional nas décadas de 80 e 90. Segundo Sameiro Araújo, vereadora do Desporto do Município de Braga, esta será “Braga tem grande historial na modalidade e esta Meia Maratona vem reconhecer o enorme contributo os atletas Bracarenses prestaram ao atletismo Português”, referiu, garantindo que se trata de “uma prova de excelência e que vem responder aos anseios de muitos Bracarenses que sistematicamente reclamavam a realização desta prova”.

Como explicou a vereadora, a Meia Maratona de Braga “terá um percurso extremamente rápido, propício para que os grandes atletas nacionais procurem esta prova com o objectivo de obterem bons resultados, tendo em vista a preparação para os Jogos Olímpicos”.

Dentro de alguns dias, será possível fazer a inscrição online através do site da Runporto, ou nas lojas da Sportzone de todo o País.

Comentários

topo