Destaque

Alunos do 1º ciclo de Vila Verde andaram à descoberta de serviços municipais

Biblioteca Professor Machado Vilela (BPMV) e Centro de Dinamização Artesanal Espaço Namorar Portugal deram a conhecer os seus espaços e  serviços aos alunos do 1º ciclo do Concelho de Vila Verde.

A ação decorreu no âmbito da divulgação e informação dos espaços culturais e de formação.

Na BPMV preparou-se uma ação de informação intitulada “História do Livro”. Com esta atividade foi apresentado às crianças a história do livro e da escrita, destacando os vários métodos e suportes de escrita através dos milénios, vários tipos de bibliotecas e o sistema de escrita e leitura Braille.

Segundo os responsáveis da Biblioteca Municipal “esta iniciativa teve muito sucesso juntos das crianças”. Expressões como “isto parece mágico” quando lhes foi feita uma demonstração do processo da imprensa de Gutenberg  ou “isto faz cócegas” quando encontraram um livro em braille ou uma gargalhada sincera e de espanto quando viram imagens de “Biblioburros”.

A vereadora com o pelouro da Educação, Cultura e Ação Social, Júlia Fernandes, referiu que “numa primeira fase trouxemos as crianças dos Jardins de Infância à biblioteca para lhes despertar o interesse pelos livros e pela leitura”.

“Agora, chegou a vez dos alunos do 1º ciclo, onde o objetivo foi proporcionar-lhes experiências profundamente positivas de contacto com os livros e a escrita. Estas visitas têm-se revelado muito positivas e construtivas, pois os vários agentes envolvidos no processo educativo ficaram, também, a conhecer diretamente os vários serviços que a Biblioteca Municipal pode disponibilizar”, disse

As visitas passara ainda pelo Centro de Dinamização Artesanal Aliança Artesanal e o Espaço Namorar Portugal, privilegiando, segundo a câmara, o contacto direto com as tradições, artesanato, em especial os Lenços de Namorados.

“Os vários produtos que se inspiram nos motivos destas verdadeiras obras de arte que são escritas de amor”, acrescentou a vereadora Júlia Fernandes.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo