Braga

CIM do Cávado realiza seminário para discutir “políticas públicas” e “iniciativa empresarial e cívica”

A Comunidade Intermunicipal do Cávado promove, no próximo dia 15 de dezembro, no Edifício do GNRation, pelas 9h00, o Seminário “O Cávado: território pertinente de políticas púbicas e fonte de iniciativa empresarial e cívica”. Esta sessão pretende dar a conhecer a Estratégia da NUT III Cávado e o Pacto de Desenvolvimento Territorial do Cávado, instrumento que permitirá esta entidade gerir um pacote financeiro de fundos comunitários para o próximo Quadro Comunitário Norte 2020.

Volvidos dois anos sobre o início da reflexão estratégica levada a cabo em torno do processo e dos fatores que condicionam e potenciam o desenvolvimento do território NUT III Cávado, no âmbito da preparação do atual período de programação dos fundos europeus estruturais de investimento – Portugal 2020, a CIM Cávado levará a efeito a realização desta sessão para dar a conhecer aos actores locais e regionais a política e estratégia a ser implementada.

No momento em que cumpre encerrar este ciclo de planeamento que contou com uma participação alargada por parte dos atores locais, passando agora à fase de concretização dos projetos e dos investimentos, este seminário reúne, para além dos autarcas, representantes das universidades, das instituições de âmbito regional bem como um conjunto de individualidades e de especialistas reputados em diversas áreas vitais para o desenvolvimento da NUTS III Cávado e para a sua afirmação no contexto da Região Norte e do Noroeste Peninsular.

Os temas a abordar neste Seminário estão divididos em dois painéis, sendo que o primeiro diz respeito à “Competitividade e Emprego”. Como oradores, participarão no primeiro painel o Prof. Daniel Bessa (Diretor Geral da COTEC), ainda sujeito a confirmação, a Prof. Teresa Sá Marques, geógrafa e doutorada em Geografia. Professora Associada no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a Prof. Ana Paula Marques (Doutorada em Sociologia – área de Organizações e Trabalho e Professora no Departamento de Sociologia da Universidade do Minho).

O segundo painel, dedicado ao “Território e Governança”, terá como oradores o Prof. António Figueiredo, em representação da equipa que elaborou o Plano Estratégico do Cávado – Quaternaire Portugal S.A, o Eng.º António Pérez Babo, especialista nas áreas do planeamento de transportes, mobilidade, planeamento do território e urbanismo, como consultor, planeador e projetista, e, por fim, o Eng.º Luís Braga da Cruz, Presidente da Fundação de Serralves. A sessão de abertura estará a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Amares, Dr. Manuel Moreira. O encerramento do evento ficará a cargo do Prof. António Cunha (Reitor da Universidade do Minho) e Dr. Ricardo Rio (Presidente do Município de Braga).

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo