Braga

Investigador da UMinho premiado por estudo sobre transferências no futebol

 

Paulo Reis Mourão, professor da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, acaba de vencer o Prémio Professor Albino Maria 2015, por um estudo sobre transferências de futebolistas na Europa. Este é um dos principais prémios na investigação em gestão do desporto, sendo atribuído pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior, em parceria com os municípios de Rio Maior e Santarém.

O trabalho avalia como as transferências dos futebolistas têm sido influenciadas por diversas variáveis e de que forma os clubes têm sabido aproveitá-las para as suas finanças. “As receitas das transferências de jogadores têm tido um peso cada vez maior na sustentabilidade financeira e na boa gestão dos clubes profissionais”, sublinha  Paulo Reis Mourão. “As vinte maiores transferências foram acima dos 20 milhões de euros, incluindo atletas, clubes e gestores portugueses, por isso é fulcral perceber a magnitude deste fenómeno e como os clubes têm sabido gerir esses fundos”, continua.

Portugal é um exemplo claro da valorização de jogadores, com recordes milionários que os clubes obtêm nas janelas de transferência do verão e do inverno, realça o economista. Isso coloca o campeonato nacional dependente da rotação dos futebolistas e da sua própria valorização. “As transferências de jogadores importantes levam a que as equipas portuguesas fiquem empobrecidas em termos da competitividade internacional; por exemplo, não surgem nas meias-finais da Liga dos Campeões há alguns anos”, afirma Paulo Reis Mourão.

O júri do prémio incluiu elementos do Instituto Politécnico de Santarém, do Instituto Superior da Maia, das universidades da Madeira e Lusófona, da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto e dos municípios de Santarém e Rio Maior. O vencedor, que recebeu 2000 euros, foi definido através de critérios como a inovação, o mérito científico e técnico, a aplicabilidade a contextos reais e a qualidade da redação e da apresentação dos trabalhos candidatos.

Paulo Reis Mourão tem 37 anos e é natural de Vila Real. Fez a licenciatura em Economia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o mestrado e doutoramento em Economia pela UMinho, onde é professor auxiliar e diretor do mestrado em Economia Social.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo