Destaque

UMinho e municípios de Vila Verde e Braga cooperam na promoção e educação para a saúde

Partilhe esta notícia!

A Universidade do Minho e os municípios de Braga e Vila Verde assinam esta segunda-feira, dia 21, um protocolo de cooperação no âmbito da promoção e educação para a saúde, mais especificamente no controlo do tabagismo, na formação de professores e na aposta de investigação, com vista ao aprofundamento de conhecimentos e práticas nesta área. A cerimónia realiza-se às 11h00, no salão nobre da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga.

No âmbito do projeto de investigação “Prevenção da Exposição de Crianças ao Fumo Ambiental de Tabaco no seu Domicílio”, foi elaborado o programa pedagógico “Domicílios e Carros 100% Livres de Fumo”, que visa reduzir a prevalência de crianças expostas ao fumo de tabaco em casa e no carro e prevenir o consumo de tabaco pelas crianças e adolescentes. Pretende-se aplicar o programa em todas as turmas do 4º ano de escolaridade do ensino público dos concelhos de Braga e Vila Verde, ao longo do ano letivo 2015/2016.

O protocolo tem ainda como objetivos fomentar a interação com a comunidade escolar, aproximando a UMinho a outras comunidades educativas dos dois municípios; contribuir para o aprofundamento de conhecimentos, inovação e intervenção junto do 1º ciclo; desenvolver projetos com a comunidade escolar bracarense e vilaverdense, com vista à partilha de conhecimentos e práticas ligados ao controlo do tabagismo; além de contribuir a longo prazo para a criação de concelhos livres de tabaco.

Este projeto de investigação é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e coordenado por José Precioso, professor do Instituto de Educação da UMinho.

Comentários

topo