Destaque

Isenção das taxas moderadoras para os bombeiros pode estar a caminho

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, prometeu estudar a revindicação da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) para a reposição da isenção completa das taxas moderadoras para os bombeiros.

A situação foi afirmada em reunião entre o presidente da LBP, comandante Jaime Marta Soares, e o ministro esta manhã de quarta-feira.

Bombeiros e Ministério da Saúde acordaram na criação de um grupo técnico conjunto que irá começar a trabalhar já no início do próximo ano na abordagem dos diversos temas apresentados pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

O ministro defendeu a aposta da cooperação entre os bombeiros, representados pela LBP, e o seu ministério, privilegiada através de um canal a manter sempre aberto.

O socorro pré-hospitalar em Portugal, no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), que depende em cerca de 90 por cento dos bombeiros foi um dos temas apresentados na reunião.

Outro, o transporte de doentes não urgentes onde a intervenção dos bombeiros é capital e onde as dívidas às associações por parte da Saúde ultrapassam neste momento os 23 milhões de euros.

O presidente da LBP apontou a proposta de criação de uma convenção para o transporte de doentes como uma forma de corrigir ou ultrapassar muitos dos constrangimentos que aquela área ainda apresenta, pese embora todo o trabalho desenvolvido pelos bombeiros na sua abordagem.

Recorde-se que a isenção das taxas moderadoras foi retirada aos bombeiros em 2011 e, desde então, a LBP tem lutado pela sua reposição total.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo