Amares

Leite da região do Cávado está a desaparecer

Só no corrente ano 8% das explorações agrícolas dedicas ao sector do leite desapareceram na região do Cávado e Ave. O número é avançado pelo PCP que esta tarde de quarta-feira esteve nas instalações da CAVAGRI, associação de agricultores da região do Cávado, para discutir e perceber as consequências de uma situação considerada pelos comunistas como “trágica”.

“Há pouco mais de 20 anos este sector tinha 70 mil produtores. Hoje são pouco mais de cinco mil”, revelou João Frazão, do PCP. Também o antigo deputado comunista Agostinho Lopes se deslocou à CAVAGRI e anunciou a entrada na Assembleia da República um projeto de resolução.

“São precisas respostas urgentes. Estamos muito preocupados com este sector e tememos pelo o futuro do leite produzido nesta região. Esta situação vai arrastar ainda outro problema que é o da produção de carnes”, frisou Agostinho Lopes.

O fim das cotas do leite tem deixado os produtores portugueses numa situação crítica, pois estes estão a braços com a redução dos preços à produção ao mesmo tempo que se mantêm os elevados custos dos factores de produção.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo