Desporto

Pita em Vila Verde para dar testemunho no debate “ética no desporto”

A “ÉTICA NO DESPORTO” é o tema central do colóquio que tem lugar em Vila Verde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no próximo dia 26 de fevereiro, a partir das 21h30, com entrada livre e direito a certificado de participação.

O piloto de automóveis Renato Pita vai conduzir o debate, que acontece no âmbito do Ciclo de Colóquios DESPORTO EM VILA VERDE, como resultado de uma parceria entre o Município de Vila Verde e o Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ). Renato Pita desloca-se a Vila Verde na qualidade de “embaixador da ética desportiva”, nomeado no quadro do PNED (Plano Nacional da Ética no Desporto).
Para além das provas automobilísticas nas quais vem participando regularmente, Renato Pita lidera o projeto “Etapa Segura”, que pretende sensibilizar os mais jovens para os temas da segurança rodoviária.

Com o colóquio da próxima sexta-feira, o Município pretende promover na atividade desportiva e na área associativa a prática de valores como o fair-play e o respeito pelas regras do jogo, bem como o cultivo da amizade, da tolerância e da entreajuda.
No dizer de Patrício Araújo (vereador municipal do desporto) “A aquisição de valores e princípios éticos não se faz por imposição, por decreto, ou, pela simples leitura de documentos. Esses princípios e valores aprendem-se e constroem-se, através do seu ensino e da sua prática. Deste modo, o desporto joga um papel fundamental na medida em que é feito de objetivos, regras e respeito mútuo dentro de um quadro de valores éticos e morais que importa encorajar e divulgar.”

O Município ao abordar esta temática procura enfatizar o desporto enquanto escola de ética para a vida, visto que o acesso generalizado dos jovens à prática desportiva se faz cada vez mais focalizado nos resultados relegando, muitas vezes, para um segundo plano a educação dos princípios e valores éticos enquanto contributo relevante para a moralização do ato desportivo e construção da personalidade dos mais jovens.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo