Destaque

Escola Profissional de Felgueiras deslumbrou no “VI Concurso internacional de Criadores de Moda”

A elegância dos desfiles de moda voltou a deixar uma marca de sofisticação e glamour na densa e emotiva programação ‘Fevereiro, Mês do Romance’, promovida pelo Município de Vila Verde. O ‘VI Concurso Internacional de Acessórios de Moda’ afigurou-se como uma oportunidade soberana para os jovens criadores apresentarem o seu talento num palco privilegiado. Os designers e estilistas responderam ao repto lançado pela edilidade vilaverdense e apresentaram um total de 35 propostas, 25 a título individual e 10 em representação de estabelecimentos de ensino, que integraram o Desfile de Acessórios de Moda, que decorreu ontem (27 fevereiro), na Quinta de Sara, em Sabariz, Vila Verde.

Escola Profissional de Felgueiras em grande destaque
A Escola Profissional de Felgueiras acabou por se destacar na edição deste ano do concurso, conquistando o primeiro e o terceiro prémios, com acessórios de moda modernos e inovadores inspirados nos motivos de um dos maiores ícones da tradição minhota, os Lenços de Namorados. O segundo lugar do pódio foi conquistado pela sobejamente conhecida criadora Marta Chambel, que se intrometeu entre as hostes de Felgueiras. Todos os concorrentes receberam um certificado de participação. O vencedor levou para casa um prémio de 500 euros e o segundo e terceiro classificados receberam, respetivamente, 300 e 200 euros.

Os participantes foram desafiados a criar acessórios inspirados na temática ‘Lenços de Namorados, escritas de amor’, numa aliança majestosa entre tradição e modernidade, que tem dado excelentes resultados e voltou a dar o mote para um serão extremamente interessante.

Ao desfile de moda dos acessórios a concurso, juntaram-se na passerelle os coordenados vencedores da Gala Namorar Portugal 2016, as propostas elaboradas por estilistas de renome no panorama nacional e internacional da moda (Nuno Baltazar, Anabela Baldaque, Katy Xiomara e Natália Mil-Homens Pereira) e ainda as novas coleções de três parceiros Namorar Portugal.

Todas as propostas foram desfiladas pelos vencedores do Casting de Jovens Modelos, iniciativa promovida com o intuito de revelar o potencial de jovens manequins.

Disseminar e promover as escritas de amor
Com apresentação do carismático Luís Filipe Pereira, o evento foi abrilhantada pelos espetáculos musicais protagonizados pelos jovens e talentosos Rogério Braga, Luana, Ana Rita Caldas e Ana Catarina Rodrigues que foram intercalando com os desfiles. Durante a noite, foram também conhecidos os vencedores do Concurso de Montras organizado pela Associação Empresarial de Vila Verde.

Um serão de magia e glamour que voltou a trazer a Vila Verde a elegância e o requinte dos desfiles de moda, assumindo-se como mais uma estrela cintilante da enorme constelação que é a programação ‘Fevereiro, Mês do romance’, com largas dezenas de iniciativas dedicadas ao sentimento mágico que faz os corações palpitarem mais forte e aos motivos da tradição vilaverdense, como lembrou a vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes.

Uma programação que já extravasou o mês de fevereiro e que se estende ao longo de 39 dias, graças uma dinâmica intensa e extremamente interessante que se gerou em torno do programa e da marca territorial vilaverdense. No final desta programação serão 51 os parceiros Namorar Portugal, com diferentes e variadas linhas de produtos no mercado, todos inspirados nos motivos dos Lenços de Namorados.

“Hoje vivemos aqui mais uma noite de sonho e espero que nos possamos todos sentir enamorados por estas propostas. Apesar de a programação terminar no dia 5 de março, espero que possamos durante todo o ano Namorar Portugal, trabalhar os motivos dos Lenços e continuar a mandar estas mensagens, as escritas de amor dos Lenços de Namorados, para o país e para o mundo”, concluiu Júlia Fernandes.

A criatividade ao serviço da cultura e da tradição
Por sua vez, o presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, saudou todos os participantes por colocarem a sua criatividade ao serviço da cultura e da tradição, num evento que se assume como uma verdadeira montra de talentos.

“Gostaria de saudar e agradecer a presença todos os concorrentes e patrocinadores, tanto do Concurso Internacional de Criadores de Moda como deste Concurso Internacional de Acessórios de Moda. Estes concursos dão grande visibilidade a muitos trabalhos que de outra forma não seriam tão publicitados”, referiu, sublinhando a importância económica, cultural e até turística do Mês do Romance para o concelho de Vila Verde.

O nome do concelho e do país fez eco pelos quatro cantos do mundo
“Caminhamos para o final desta programação, vamos entrar na última semana, e já é possível fazer um balanção Extremamente positivo. Vila Verde viveu um conjunto alargado e diversificado de atividades, com eventos de grande qualidade em áreas como a música, dança, desporto, atividades de natureza, saraus culturais e apresentação de produtos, entre outros”, afirmou António Vilela, recordando também as parcerias estabelecidas com gigantes empresariais como a TAP, a SIC e a Delta, entre outros, que levaram o nome do concelho e do país aos quatro cantos do mundo.

“Durante este mês Vila Verde conquistou corações no país e no mundo através dos motivos dos lenços de Namorados. Gostaria de deixar uma palavra de grande reconhecimento a todos os parceiros, 51 no final deste mês, porque a sua criatividade e talento foi fundamental para o crescimento deste projeto”, afirmou o presidente do Município de Vila Verde, deixando ainda uma palavra de louvor para todas as bordadeiras e também para duas das maiores embaixadoras da tradição minhota, Maria do Carmo Rocha e Conceição Pinheiro, “duas grandes mulheres, com um contributo enorme para a preservação dos motivos dos Lenços de Namorados”.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo