Destaque

Demonstração de meios em dia Internacional de Proteção Civil

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Verde, como forma de assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, promoveu, ontem, a realização de diversas atividades dirigidas às crianças. Esta ação contou com a colaboração da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, do Centro Distrital Operações de Socorro, da GNR de Vila Verde e da Vila de Prado.

O programa comemorativo teve como ponto alto a realização de dois simulacros de incêndio, que aconteceram, respetivamente, no Centro Escolar de Moure e no Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo em Pico de Regalados.

A comunidade escolar participou ativamente nos eventos, que incidiram na simulação de incêndios de cariz urbano, com resgate e evacuação de vítimas. Assim, os exercícios envolveram, para além de elementos da GNR, um grupo de bombeiros apoiados por um veículo de combate a incêndios urbanos e uma ambulância.

Ainda de acordo com a Proteção Civil Municipal, pretende-se que todos os organismos envolvidos, nomeadamente as próprias escolas, “façam uma avaliação do modo como se desenrolaram os simulacros e assim possam corrigir situações que eventualmente não estejam tão bem previstas quanto seria desejável”, refere em comunicado a câmara.

Após o simulacro, realizou-se uma sessão de apresentação e distribuição dos manuais “Proteção Civil – Para Crianças”, a partir dos quais os responsáveis explicaram alguns procedimentos básicos a ter em conta em situações como aquelas que foram hoje simuladas.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo