Braga

Braga é a segunda cidade de Portugal com mais pedidos de patentes

A Cidade de Braga é a segunda cidade em Portugal com maior número de pedidos de patentes junto do Instituto Europeu de Patentes (IEP). Segundo informações avançadas pelo IEP, em 2015 foram submetidos 21 pedidos de patentes em Braga, número apenas ultrapassado por Lisboa que efetuou 25. Em terceiro lugar aparece o Porto com um total de 16.

Para tal, muito contribuiu o facto de o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia ser a instituição que mais pedidos de patentes portuguesas apresentou junto daquela entidade, com um total de oito pedidos submetidos, e a Universidade do Minho (UM) com seis.

A região do Minho e Douro Litoral lidera, assim, o ranking regional reunindo 44% de todos os pedidos de patentes provenientes de Portugal, seguidos pela Beira Litoral (17.5%) e a Estremadura e o Ribatejo (15.3%).

Os pedidos de patentes de Portugal junto do Instituto Europeu de Patentes cresceram 21,2 %, um aumento muito significativo para o País e um dos maiores crescimentos da Europa, ficando muito acima da média da União Europeia, que rondou os 0,3 %. No ano passado, as empresas, os centros de investigação e as universidades portuguesas apresentaram 137 pedidos de patentes ao IEP (113 em 2014), um número record. O número de patentes europeias concedidas às empresas e centros de investigação portugueses pelo IEP mais que duplicou em 2015 fixando-se agora em 46 patentes, o maior número dos últimos 10 anos.

Foto: DR

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo