Braga Cultura Destaque

Concerto da Orquestra de Cordas Dedilhadas encerra III Festival de Guitarra de Braga

Nuno Cerqueira
Escrito por Nuno Cerqueira

O III Festival de Guitarra de Braga termina este domingo, 6 de Março, no Theatro Circo, às 17:00 horas, com o concerto da Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho (OCDM). Organizado pelo Município de Braga em parceria com o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, o Festival de Guitarra é já uma das principais referências do panorama cultural da Cidade e da Região.

Dirigido pelo maestro Rui Gama, o concerto do próximo domingo contará com a participação de um conjunto alargado de alunos de guitarra clássica, provenientes de escolas do ensino especializado da música do Minho e Galiza. Durante a interrupção lectiva do carnaval, estes estudantes realizaram no Conservatório Calouste Gulbenkian um estágio de preparação para o concerto, com o apoio e orientação técnico-musical da OCDM.

Com esta componente pedagógica, o Festival pretende assim potenciar os talentos locais, proporcionando-lhes o contacto com projectos musicais de outras proveniências. Esta é, de resto, uma das marcas da iniciativa que, segundo Lídia Dias, vereadora da Cultura do Município de Braga, “orgulha a Cidade e vai ao encontro da grande tradição Bracarense de produção e divulgação dos instrumentos de corda”.

Lídia Dias sublinha que a dinamização cultural do Município de Braga tem na música uma das suas apostas fundamentais. “Procuramos promover uma oferta alargada de iniciativas, bem como a cooperação com instituições cuja missão cultural é relevante para o Município”, sustenta.

 

Comentários

Acerca do autor

Nuno Cerqueira

Nuno Cerqueira

Jornalista - Carteira Profissional Nº CO/1250

Deixar um comentário