Cultura

“Não te Escondas”: Escuteiros de Vila Verde celebraram o Dia Internacional da Mulher com curta metragem

Para comemorar Dia Internacional da Mulher, que se assinala hoje, 8 de março, o Agrupamento de Escuteiros de Vila Verde divulgou uma curta-metragem chamada “Não te Escondas”, que alerta para a violência no namoro e procura sensibilizar os mais jovens para a crescente violência no namoro. A sessão de apresentação decorreu esta manhã, , no Auditório da Escola Secundária de Vila Verde, e contou com a presença da Conselheira Municipal para a Igualdade e vereadora, Júlia Fernandes, a Coordenadora do CLDS 3G, Susana Silva, a Presidente do Agrupamento de Escuteiros 418 de Vila Verde, Andreia Marques, e um representante da direção da Escola Secundária de Vila Verde.

A película foi idealizada e realizada pelos jovens escuteiros de Vila Verde e insere-se no âmbito das atividades do Plano Municipal para a Igualdade de Género do Município de Vila Verde e conta com o apoio do CLDS 3G e da Escola Secundária de Vila Verde.

A Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, alertou os/as jovens “No caso de serem vítimas de violência devem denunciá-la juntos das autoridades competentes, nomeadamente na GNR, na CPCJ ou na APAV, podem ainda denunciarem juntos dos mais próximos, como os amigos, professores, familiares ou outros. O Dia Internacional da Mulher deve fazer-nos refletir sobre todos os problemas que atingem as mulheres e o trabalho que é necessário fazer, no sentido de se garantirem iguais oportunidades e uma sociedade mais justa.”

Andreia Cerqueira, chefe do Agrupamento de Escuteiros, referiu que este é um projeto que está a decorrer a nível nacional e termina em setembro, projeto no qual os escuteiros assumiram trabalhar o tema da violência no namoro. O projecto foi lançado ao Corpo Nacional de Escutas, e entre 292 participantes, os Escuteiros de Vila Verde acabaram por ser congratulados com o melhor plano desenvolvido na comunidade a nível nacional.

A curta-metragem resulta do trabalho idealizado pela III Secção (Pioneiros) do Agrupamento de Escuteiros 418 de Vila Verde, uma atividade de âmbito nacional, baseada num projeto social feito para a comunidade e dedicado à violência no namoro. Segundo os responsáveis, esta curta-metragem será a rampa de lançamento para desenvolver o projeto “Não te escondas” durante seis meses e tem por missão mostrar que a igualdade faz o género do Agrupamento de Escuteiros 418 – São Paio de Vila Verde.

Foto: DR

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo