Braga

Braga estimula emprego jovem com a criação do ‘Skills Lab’

‘Skills Lab’ é nome do programa que pretende aumentar a empregabilidade dos jovens licenciados até aos 29 anos de idade, apoiando-os na criação de ideias de negócio e no desenvolvimento de competências. O projecto-piloto desenvolvido pela Câmara Municipal de Braga, pela Fundação Bracara Augusta e pela InvestBraga, surge na união de esforços com várias entidades privadas e será mais uma forma de contrariar a elevada taxa de desemprego jovem e qualificado.

O ‘Skills Lab’ será um laboratório de competências e de ideias, que irá formar equipas multidisciplinares com o objectivo de criar novas empresas e colmatar as dificuldades sentidas pelos jovens no acesso ao mercado de trabalho. As candidaturas decorrem de 16 de Março a 15 de Abril e poderão ser efectuadas individualmente ou em grupo.

O programa arranca a 4 de Maio e serão seleccionados 24 participantes que vão integrar um plano de formação e aceleração com a duração de 3 meses. Segue-se um período de incubação de mais 3 meses em que os participantes estarão em contacto permanente com o mercado de trabalho e com diversas empresas. Este facto vai permitir a validação e o desenvolvimento dos modelos de negócio dos jovens empreendedores, assim como o reforço de competências a partir de contextos e desafios reais para todos os que querem ter um acesso mais facilitado ao mercado de trabalho.

“O elevado nível de desemprego de jovens muito qualificados é, seguramente, um dos maiores dramas da sociedade e a integração desses recursos deve ser encarada como uma prioridade”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação do programa, que decorreu esta Sexta-feira, no edifício GNRation, em Braga.

“É um desperdício estarmos a investir na formação e qualificação dos jovens se depois eles não têm a oportunidade de transformar a sua formação em valor económico”, considerou o Autarca, lembrando que este projecto está alinhado com a “economia do futuro”, um dos eixos programáticos da Capital Ibero-Americana da Juventude.

Segundo Ricardo Rio, Braga apresenta-se, uma vez mais, “na linha da frente em políticas da Juventude” e este projecto vai “beneficiar da muita experiência que a StartUp Braga e a Fundação Bracara Augusta têm vindo a desenvolver no domínio da aceleração de empresas”.

Este é um projecto diferente dos que têm sido desenvolvidos pela InvestBraga. Como explicou Carlos Oliveira, presidente da agência para a dinamização económica de Braga, o ‘Skills Lab’ “não se cinge apenas a projectos baseados em conhecimento, inovação e que possam gerar exportação”, este programa “está aberto a qualquer tipo de ideias que os jovens licenciados possam ter”, de forma a serem potenciados “ou na criação do próprio emprego ou na integração dos quadros de empresas já existentes”.

Já Carlos Ribas, administrador e representante da Bosch em Portugal, um dos mecenas deste projecto, referiu que o ‘Skills Lab’ se “enquadra no espírito Bosch”, uma vez que está ligado ao “conceito de inovação e empreendedorismo” da empresa, mostrando abertura para integrar na empresa as ideias que irão surgir através deste programa.

As candidaturas poderão ser efectuadas em www.skillslab.me e os participantes seleccionados terão acesso a uma área de trabalho devidamente equipada no edifício GNRation e uma bolsa para alimentação e transporte.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo