Braga

Caminhada da AIA espera ultrapassar os cinco mil participantes

‘Pelo Autismo. Todos os passos contam’ é o mote da 6.ª Caminhada da AIA – Associação para a Inclusão e Apoio ao Autista, iniciativa solidária que se realiza no dia 3 de Abril com o apoio do Município de Braga. O evento, que este ano conta com o apoio da ex-campeã olímpica Rosa Mota, insere-se na comemoração do Dia Mundial para a Consciencialização do Autismo, que se assinala a 2 de Abril.

Na apresentação da iniciativa, que decorreu hoje, 11 de Março, no gnration, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, enalteceu o trabalho que a AIA tem vindo a realizar junto de uma franja da população que merece o carinho e a atenção de todos. “Apesar da AIA ter estreado, no ano passado, uma nova forma de colaboração com a Câmara Municipal, com a atribuição de um apoio directo para o seu Centro de Actividades Ocupacionais, esta associação não ficou na sua zona de conforto e não deixou de fazer aquilo que sempre fez, ou seja, de lutar diariamente em prol desta causa”, referiu o Edil.

O Autarca congratulou-se ainda com o apoio dos patrocinadores, que assumem a sua responsabilidade social, e de Rosa Mota que este ano dá a cara por este projecto. “A estes juntam-se duas entidades públicas, a PSP, que tem sido um parceiro importantíssimo nesta e noutras iniciativas, e o Município que surge como agente facilitador, dando as condições de organização e promoção para que o evento ganhe a visibilidade desejada”, acrescentou.

Ricardo Rio lembrou que é com actividades como a caminhada que a AIA consegue angariar fundos para sustentar os seus projectos, apelando à mobilização dos Bracarenses para a iniciativa do próximo dia 3 de Abril.

Por seu turno, Ana Paula Leite, presidente da AIA, agradeceu aos Bracarenses o apoio dado à associação desde a primeira caminhada. “Todos os anos conseguimos duplicar o número de participantes. Este é um sinal de reconhecimento que nos motiva a continuar o trabalho de divulgação da problemática do autismo e a melhorar a qualidade de vida destas pessoas e das suas famílias”, afirmou.

Nesta 6.ª Caminhada Solidária, a organização espera superar a meta dos cinco mil participantes atingida no ano passado. A caminhada tem partida na Avenida Central, pelas 10h00, percorrendo a Avenida da Liberdade, Avenida João XXI até à Rotunda Ibero-Americana (Meliá), fazendo o regresso pela Avenida 31 de Janeiro até à Avenida Central.

Os interessados em participar podem efectuar a sua inscrição em qualquer loja Pingo Doce do Minho, nas instalações da AIA, nas farmácias Gomes e Martins, nas Juntas de freguesia de Palmeira e São Vicente ou no próprio local do evento, tendo as mesmas o custo simbólico de 2,5€, com oferta de uma camisola, uma garrafa de água e uma maçã.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo