Destaque

É em Escariz que estão os burros das Semana Santa de Braga

É da freguesia de Escariz São Mamede, Vila Verde, que estão a a sair os burros da Semana Santa de Braga. Jardel, Ritinha, Letizia e Madonna foram burros saídos da quinta do Ferraz, criador de asnos, que fornece uma das mais famosas procissões das solenidades da mais importante semana da Igreja bracarense: a procissão da Senhora da Burrinha.

Este ano é a estreia de Lili e o Semanário V esteve com Clemente Alves, São José da procissão da Nossa Senhora da Burrinha, que não troca a missão de guiar a burra “por nada desta vida”.

“Já me tentaram comprar com dois mil euros. Mas não, só saio daqui com os pés para a frente”, diz Clemente Alves, que na próxima quarta-feira, 23 de março, é o São José de serviço, guiando Lili, por entre as dezenas de milhares de pessoas que assiste ao quadro bíblico com mais de 1500 figurantes da freguesia de São Victor: “Vós sereis o meu povo”.

“Estes animais são do melhor. Eles ganham logo afeto e só falta falarem. Foi senhor Vasconcelos, pai do Padre Sandro, pároco de algumas freguesias de Vila Verde, que arranjou o contacto do senhor Ferraz”, afirma Clemente Alves, “técnico de profundidades” – como gosta de dizer em substituição de coveiro – do cemitério Monte d´Arcos de Braga.

(Reportagem no Semanário V da próxima quarta-feira, dia 23 de março, edição impressa)

 

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo