Braga Cultura Região Vila Verde

Procissão da Burrinha promovida na Galiza

Redação
Escrito por Redação

A Comissão Organizadora da Procissão da Burrinha esteve, no passado dia 11 de março no Concelho de A Guarda (Galiza) para promover o Cortejo Bíblico “Vós Sereis o Meu Povo”, que sai para a rua no próximo dia 23 (quarta-feira).

Esta visita a A Guarda teve como objetivo divulgar a Procissão da Burrinha numa localidade espanhola e atrair o turismo galego até Braga, apresentando o cortejo de quarta-feira como mais um produto para cativar turistas. A par desta iniciativa, promoveu-se na Casa da Cultura de A Guarda a exposição de pintura a óleo intitulada “Maria…Mulher de Fé”, da autoria do Ateliê de Arte Sacra de Francisco Neto.

 

Esta exposição é composta por imagens alusivas a vários momentos da vida de Maria, desde a anunciação pelo Anjo, passando pela Fuga para o Egipto e terminando com a presença durante a crucificação. A arte de Francisco Neto é elaborada segundo uma estética neo-clássica, com mistura de elementos de várias épocas, mas revelando um equilibrado sentido de composição e uma execução rigorosa.

Para ajudar a divulgar a Procissão da Burrinha, os elementos da Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé” atuaram no Auditório S. Benedito, em frente ao porto de A Guarda, enquanto uma equipa de voluntários foi entregando folhetos e brochuras quer da Burrinha, quer da Semana Santa de Braga aos transeuntes, bem como cartazes nos estabelecimentos comerciais e hoteleiros daquela localidade.

Os Sinos da Sé entoaram cânticos referentes ao Antigo Testamento, período alusivo aos primeiros quadros do Cortejo Bíblico “Vós Sereis o Meu Povo”.

Durante a atuação, o Pároco de S. Victor, José Carlos Azevedo e Ricardo Silva, presidente da junta de jreguesia de S. Victor foram recebidos pelo Alcaide de A Guarda, António Lomba e pela vereadora da cultura local, Elena Rodriguez, a quem foi oferecido um ícone da Procissão da Burrinha, bem como o respetivo doce típico, estendendo o convite a participarem na Procissão.

Foto: DR

 

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação

Deixar um comentário