Destaque

Sessão “sexualidade e os afetos” em destaque na Secundária de Vila Verde

O Contrato Local de Desenvolvimento Social de Vila Verde (CLDS 3G), coordenado pela Casa do Povo de Ribeira do Neiva em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, concluiu no dia 16 de março, na Escola Secundária de Vila Verde, um grupo de intervenção com alunos de Currículos de Ensino Individualizados (CEI), com o nome “Sexualidade e os afetos”. Estas sessões tiveram como objetivo desenvolver atitudes e valores face à sexualidade e promover uma vivência saudável da mesma pelas pessoas de necessidades educativas especiais.

As questões ligadas à sexualidade estão muitas vezes condicionadas por preconceitos e tabus, conduzindo a comportamentos desviantes e de risco. Esta realidade prende-se com a privação de uma educação sexual adequada, visto que a comunidade escolar não se sente preparada nem confortável para abordar estas questões delicadas.

Esta temática incidiu em duas abordagens, uma mais generalizada onde se focaram aspetos mais sociais como os papéis de género, a identidade e orientação sexual. Por outro lado intencionalizou-se a ação trabalhando competências individuais como as emoções, os sentimentos e as relações criadas entre os alunos, meio escolar e família.

Foto: DR

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo