Braga

Colóquio mundial de segurança e higiene no trabalho atrai 300 participantes à UMinho

A Escola de EA mostrar Logo do SHO2016.pngngenharia da Universidade do Minho (EEUM) recebe na próxima quarta e quinta-feira, dias 23 e 24, o Colóquio Internacional de Segurança e Higiene Ocupacionais – SHO 2016. A sessão de abertura é às 9h15, no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães, com Manuel Roxo, subinspetor geral da Autoridade para as Condições do Trabalho, Carlos Matias Ramos, bastonário da Ordem dos Engenheiros, Evaldo Valladão, presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Segurança, José Ferreira Leal, presidente do Colégio de Especialidade de Medicina do Trabalho da Ordem dos Médicos, António M. Cunha, reitor da UMinho, João Monteiro, presidente da EEUM, Sérgio Miguel, coordenador da Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais (SPOSHO).

O evento junta cerca de 300 participantes de 16 países e regista mais de 280 comunicações livres e posters. Destacam-se intervenções de especialistas de renome internacional, nomeadamente Ralf Trant, chefe da Unidade de Saúde Ocupacional, Segurança e Proteção Ambiental do CERN, Xavier Guardino-Sola, do Instituto Nacional de Segurança e Saúde (Espanha), Alistair Gibb, investigador da Universidade de Loughborough (Reino Unido), João Rodrigues, diretor do Departamento de Saúde e Segurança da Sonae, Jorge Gaspar, do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, Francisco Rebelo, coordenador do Laboratório de Ergonomia da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, e Miguel Azevedo, da FM Insurance.

O evento inclui as sessões temáticas “Health & Occupational Medicine”, “Chemical & Biological Agents”, “Safety Management”, “Fire Safety”, “Occupational Safety”, “Ergonomics”, “Construction Safety”, “Physical Environment”, “Psychossocial Risks” e “Education”. Vão decorrer também vários painéis em simultâneo nas salas B1.14 a B1.17. A iniciativa é promovida pela SPOSHO, sediada no campus de Azurém, com o apoio das Universidades do Minho, Porto, Técnica de Lisboa, Politécnica da Catalunha (Espanha) e Delft (Holanda). O site oficial do evento pode ser visitado aqui.

Foto: DR

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo