No dia 2 de abril realizou-se no Auditório da Casa das Artes em Vila Nova de Famalicão o nono EScurtas, com 13 curtas-metragens a concurso, onde teve a participação de cerca de 400 escuteiros, que assistiram entusiasticamente ao certame.
Por sua vez, no dia 9 de abril, realizou-se na Escola Secundária Camilo Branco, o décimo sétimo Festival Monsenhor Américo, o terceiro Concurso de Peças de Fogo de Conselho e ainda o terceiro Concurso de Fotografia Escutista. Por todos estes espetáculos passaram cerca de 700 escuteiros que cantaram e apoiaram os 13 grupos em concurso no Festival Monsenhor Américo e ainda puderam apreciar as 15 fotografias em exposição no concurso, assim como as 8 peças no certame no Fogo de Conselho.
Os festivais permitiram juntar dezenas de Agrupamentos de escuteiros da Região de Braga, dos Núcleos de Barcelos, Cego do Maio, Fafe, Famalicão, Guimarães, Povoa de Lanhoso, Vieira do Minho e ainda Vila Verde, totalizando em média 1100 pessoas no conjunto dos dois dias de festivais.
No fim procedeu-se à entrega de prémios com o chefe regional, Hugo Cunha, a salientar “o carácter educativo e a oportunidade que foi proporcionada a todos os presentes, promovendo as mais variadas manifestações artísticas das crianças e jovens escuteiros”, vincou.
Classificações finais:
IX Festival Escutista de Curtas-Metragens/ EScurtas
Melhor Curta-Metragem: “LibertaTe” – 813 Marinhas – Cego do Maio
Melhor Realização: “Vive o teu Caminho” – 1017 Sobreposta – Braga
Melhor Argumento: “És Tu” – 440 Amorim – Cego do Maio
Melhor Ator: “Ter e Ser” – 316 Sande S. Martinho – Guimarães
Melhor Ator Secundário: “Do outro lado” – 1046 Nine – V. N. Famalicão
Menção Honrosa: “Igualdade na diferença” – 532 Mascotelos – Guimarães
Menção Honrosa: “INCOMUN” – 667 Airão S. João – Guimarães
XVII Festival Monsenhor Américo
1º Classificado: “Escuteiro diferente” – Agr. 558 – Pedome – Vila Nova de Famalicão
2º Classificado: “Tu tens força, garra e a chama .. Sê diferente” – Agr. 027 – Bairro – Vila Nova de Famalicão
3º Classifica: “Ser diferente é ser igual a ti.” – Agr. 966 – Medelo – Fafe
Melhor interpretação: “Tu tens força, garra e a chama .. Sê diferente” – Agr. 027 – Bairro – Vila Nova de Famalicão
Melhor Interação Público: “Vem ser Diferente!” – Agr. 618 Galegos Santa Maria – Barcelos
Menção Honrosa: “Vou-me dar” – Agr. 1017 Sobreposta – Braga
III Concurso de Peças de Fogo de Conselho
1º Classificado: “Seria tão mais fácil” – Agr. 1017 – Sobreposta – Braga
2º Classificado: “O Plano” – Agr. 1130 – Briteiros S. Salvador – Guimarães
3º Classificado: “Tua Missão … Seres diferente” – Agr. 200 – Polvoreira – Guimarães
Menção Honrosa: “Um escuteiro de frente” – Agr. 813 – Marinhas – Cego do Maio
Menção Honrosa: “Anda comigo!” – Agr. 996 – Medelo – Fafe
III Concurso de Fotografia Escutista
1º Classificado: Olhar de Esperança – Lobo Atento – Agr. 618 – Galegos Santa Maria – Barcelos
2º Classificado: Rumo a Seguir – Galo Astuto – Agr. 561 – Macieira de Rates – Barcelos
3º Classificado: O nosso lenço azul – Tartaruga Impaciente – Agr. 144 – Oliveira São Mateus – Vila Nova de Famalicão
Menção Honrosa: Felicidário – Falcão Astuto – Agr 1130 – Briteiros S. Salvador – Guimarães
Menção Honrosa: Bem ou Mal – Tartaruga Impaciente – Agr. 144 – Oliveira São Mateus – Vila Nova de Famalicão
Comentários
