Destaque

Município dinamiza “Comer Bem, para bem Crescer e Aprender”

Município de Vila Verde está a dinamizar várias ações de sensibilização relacionadas com a educação alimentar, junto dos alunos do 1º ciclo e pré-escolar, mais concretamente nas escolas básicas da Ribeira do Neiva e de Cabanelas. As ações iniciaram no passado dia 4 de abril e terminarão a 11 de maio.

Este tranbalho está a ser desenvolvimento no âmbito de um estágio curricular na área da nutrição, realizado pela Joana Silva, aluna da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Atendendo ao facto do período de estágio ser bastante curto, houve necessidade de selecionar dois estabelecimentos de ensino, podendo no entanto a atividade ser alargada aos restantes, no próximo ano letivo, atendendo à sua importância no contexto da educação para a saúde.
O principal objetivo é trabalhar com os/as alunos/as e respetivos docentes, várias questões relacionadas com a alimentação, centrando sobretudo a abordagem no consumo de hortícolas e de peixe. Assim, são abordadas as caraterísticas e benefícios destes dois grupos alimentares, procurando-se incentivar o consumo da sopa e de peixe, envolvendo as famílias e promovendo um trabalho de parceria escola-casa.

Na realização das ações são utilizadas várias estratégias de caráter lúdico e educativo que passam pela apresentação da roda dos alimentos, dos hortícolas e peixes mais consumidos na região, pela entrega de receitas para os/as alunos/as fazerem em casa com os pais, de um panfleto com dicas práticas para incentivar o consumo de hortícolas e peixe em casa e, finalmente, propõe-se o desafio da criação de uma horta em casa pelas crianças.

Este trabalho representa uma mais valia no contexto das ações diárias que o Município de Vila Verde desenvolve no terreno, através da realização de visitas diárias de acompanhamento aos refeitórios. A educação alimentar é sempre uma preocupação não só das escolas mas da ação municipal.

Nas sessões já realizadas os/as alunos/as têm demonstrado bastante interesse sobre o tema, já abordado anteriormente em algumas turmas pelos docentes. Os benefícios dos hortícolas que foram sendo apresentados cativam a curiosidade dos/as alunos/as, que demonstram conhecer já alguns deles. Para finalizar as sessões os/as alunos/as foram convidados a realizar um jogo lúdico e educativo, relembrando assim a importância e os benefícios dos legumes de forma divertida, o que foi muito bem recebido pelas crianças.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo