Braga

Alunos da UMinho vencem concurso nacional da língua chinesa

Dois alunos do Instituto Confúcio da Universidade do Minho (ICUM) dominaram o pódio do 15º Concurso de Língua Chinesa para Estudantes Universitários. Copromovida pela Embaixada da República Popular da China, a competição decorreu em Lisboa e contou com concorrentes das universidades de Lisboa, do Minho e do Instituto Politécnico de Leiria.

O 1º Prémio foi atribuído a Samuel Pascoal, do curso de Chinês Comercial e Turístico do ICUM, que terá a oportunidade  de representar Portugal no concurso mundial Chinese Bridge 2016, a decorrer durante o segundo semestre na China. O jovem convenceu o júri com a interpretação de um poema do famoso artista Li Bai com um nível de chinês avançado. O 3º lugar foi conquistado por Bruno Leite, da licenciatura em Línguas e Culturas Orientais da UMinho, que revelou “uma notável proficiência em mandarim e entusiasmou o público com uma demonstração de Nanquan, uma variante de Kung Fu”.

No âmbito da 9ª edição do Concurso para Alunos do Secundário, que decorreu em simultâneo, foram distinguidos participantes de escolas de Braga e Matosinhos vinculados ao ICUM. Os vencedores Afonso Sousa (1º), Miguel Marta (2º), Carolina Mota (3º), Maria Carvalho (4º) e Miguel Nunes (5º) conquistaram a atenção do júri com atuações culturais chinesas, como canto, dança, pintura e caligrafia.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo