Braga

“InvestBraga é exemplo da nova geração de políticas autárquicas”, afirma António Costa

O Primeiro-Ministro considera que a InvestBraga é um “excelente exemplo da nova geração de políticas autárquicas”. Durante a sua intervenção no Fórum Económico, que encerrou a Semana da Economia, assinalando os dois anos de actividade da InvestBraga, António Costa, referiu que à semelhança do que acontece em Braga, “os Municípios têm de saber articular territórios económicos empresariais e dinâmicos, com capacidade de produção de conhecimento do ensino superior e com a dinamização e valorização do território”.

A nova cultura de inovação e de empreendedorismo que actualmente se vive em Braga foi um dos temas em destaque neste Fórum Económico, que decorreu esta Sexta-feira, 6 de Maio, em Braga, tendo sido o momento escolhido para um balanço dos dois anos da InvestBraga. Actualmente esta Agência para a Dinamização Económica do Concelho está a acompanhar mais de 400 milhões de euros de investimento, grande parte (359 milhões) a pertencer ao programa ‘+Industria’ que prevê um investimento de 51 empresas do Concelho, criando 2.400 postos de trabalho até 2020.

Segundo Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga “estes dois anos de trabalho fazem com que Braga seja cada vez mais reconhecida como um dos motores da economia do país”, salientando que “ainda existem grandes desafios pela frente”.

Nestes dois anos, foi criado o Conselho Estratégico da InvestBraga que “resulta da união de esforços de diversas entidades parceiras em torno de objectivos comuns”. Foi igualmente lançado o Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga, uma “iniciativa pioneira no país e que demonstra a vontade do Concelho em se responsabilizar pelo seu crescimento”. Segundo Carlos Oliveira, este Plano apresenta mais de 80 medidas, a desenvolver até 2026, das quais 12 já estão a ser implementadas, envolvendo todos os actores que compõem o Conselho Estratégico.

A diplomacia económica foi também uma imagem de marca da Agência com a visita a Braga de mais de 25 Embaixadores estrangeiros e com a atribuição do título de Embaixador Empresarial a 22 empresários Bracarenses, para além das diversas incursões realizadas a mercados internacionais.

Para aconselhar e acompanhar o investimento em Braga, foi criado o Espaço do Investidor e por lá já passaram mais de 160 investidores. Actualmente a InvestBraga está a acompanhar 156 projectos, 16 dos quais de origem internacional, oito de multinacionais e 132 projectos de origem local e nacional. Foram apresentadas 46 propostas de espaços de localização a potenciais investidores, estando 16 processos de licenciamento em curso e 97 a ser acompanhados. Também a formação e a qualificação têm sido uma forte aposta da InvestBraga, nomeadamente o programa ‘Qualifica IT’ para 160 desempregados converterem a sua formação.

Para o futuro os objectivos são claros: afirmar Braga no ‘top 10’ da Península Ibérica com um índice de 1% acima da média do PIB Ibérico, criar 500 postos de trabalho líquidos por ano e ainda potenciar o reconhecimento da Cidade pela sua inovação, conhecimento e património histórico.

“O sucesso deste trabalho é dos empresários e das empresas. A InvestBraga tem o papel de desburocratizar e facilitar todo o processo, aproximando os agentes e derrubando obstáculos”, referiu Carlos Oliveira, sublinhando que existem “boas indicações para acreditarmos no futuro”.

Por seu turno, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, enalteceu o trabalho desenvolvido pela InvestBraga e referiu que esta Semana da Economia deixou bem patente a “vitalidade do tecido económico existente no Concelho de Braga”.

Segundo o Autarca, além do sector industrial, também o comércio e o turismo foram áreas de “forte investimento”. Ao longo de dois anos, a InvestBraga demonstrou “uma capacidade distintiva de juntar todos os agentes à mesma mesa, em que cada um assume as suas responsabilidades e, em conjunto, produzem resultados com claros benefícios para a Região”, concluiu Ricardo Rio.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo