Braga Cultura Região

Universidades do norte de Portugal e Galiza partilham cultura em Vila Real

Fernando André Silva

As seis universidades públicas do Norte de Portugal e da Galiza realizam este sábado e domingo a iniciativa “Música e Movimento Partilhados – 1º Encontro Eurorregional de Música e Artes Cénicas”, em Vila Real. É a primeira vez que as academias do Minho, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, Corunha, Santiago de Compostela e Vigo se juntam num projeto cultural comum.

O espetáculo começa na manhã de sábado pelas ruas da cidade e prossegue, das 16h00 às 24h00, no Teatro de Vila Real, com a participação da Orquestra Clássica da UPorto, do Coro de Câmara da UTAD, do Ensemble de Percussão da UMinho, do grupo de rock Cool Cucumbers da UVigo, da Aula de Danza Normal da UCorunha e da Orquestra de Câmara e o Espazo de Danza da USC. As três academias galegas apresentarão ainda uma amostra de ações culturais em curso nos respetivos campi e uma exposição fotográfica. Pretende-se que, em 2017, as Jornadas sejam na Galiza, com convidados portugueses.

O evento é aberto ao público e coorganizado pela Fundação CEER – Centro de Estudos Euro-Regionais Galiza/Norte de Portugal, com o apoio da UMinho, do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal e da Consellería de Cultura da Xunta de Galicia.

A ideia surgiu da necessidade de compartilhar a cultura e a atividade artística gerada nas seis universidades e abrir um canal de difusão transfronteiriça para reforçar sinergias. Visa alargar oportunidades de colaboração em várias vertentes, como sucedeu com a participação de membros da Orquestra do Espaço de Câmara da USC e da Orquestra Clássica da UPorto com a Orquestra da UMinho, no recente Dia da UMinho, interpretando “A Criação”, de Haydn.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista

Deixar um comentário