Braga

O São João está a chegar a Braga

Partilhe esta notícia!

O São João está a chegar e Braga já se prepara para celebrar a maior e mais antiga festa sanjoanina do País. São 14 dias de um programa intenso e ecléctico que se inicia a 11 de junho e só termina a 24 com o concerto de João Pedro Pais, na Avenida Central, ao qual se segue um espectáculo piromusical.

Desde as tradições seculares da Dança do Rei David e do Carro dos Pastores, passando pelo inédito festival de cavaquinhos ou a recuperação da representação do Auto de São João, tudo se perfila para que esta seja a edição mais participada de todas, ultrapassando a barreira de um milhão de visitantes.

“O São João de Braga é um momento único na vida da Cidade. Pela ligação à nossa história e tradição, pela capacidade de dinamismo demonstrada pelas associações que participam, este é um período de grande efervescência para Braga”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação do evento, que decorreu esta Terça-feira, 17 de maio, no adro da capela de São João da Ponte.

Segundo o Autarca, este evento tem o condão de “arrastar consigo multidões, atraindo a Braga visitantes nacionais e internacionais”, facto que representa uma “enorme mais-valia” em termos económicos. O evento conta com a participação de 171 instituições, um dado destacado por Ricardo Rio e que contribui para “reforçar o espírito de Braga enquanto comunidade, onde todos querem dar o seu contributo para a afirmação do Concelho”.

Salientando o “excelente trabalho” efectuado pela Associação de Festas de São João, que desde a primeira hora tem cumprido com o desígnio de “revitalizar o evento e valorizar as raízes e tradições Bracarenses”, Ricardo Rio destacou o trabalho de “cooperação regional que a Associação tem desenvolvido com outras romarias minhotas” no sentido de reforçar a identidade do São João de Braga”.

Comentários

topo