Braga

A 13ª edição da Braga Romana está de volta à cidade

Partilhe esta notícia!

Arrancou no passado dia 25 de maio, a 13.ª edição da Braga Romana – Reviver Bracara Augusta. Até à próxima Segunda-feira, 30 de maio, Braga recorda o quotidiano da Cidade fundada por César Augusto há mais de dois mil anos. O evento tem como palco as ruas do Centro Histórico com a reconstituição das actividades económico-sociais da época, com animação de rua constante, cortejos, espectáculos e representações teatrais.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, a Braga Romana constitui-se como uma verdadeira “aula de história ao ar livre em que se procurar recriar as vivências e os hábitos que marcaram o período romano da Cidade”.

Segundo o Autarca, este é um evento com grande envolvimento da comunidade e dos agentes económicos da Cidade. “A Braga Romana conta com o envolvimento de milhares de Bracarenses de associações, de escolas e cidadãos anónimos que participam em cada um dos eventos e manifestações artísticas. São eles que fazem da Braga Romana uma grande atracção do nosso calendário anual”, afirmou o Edil.

A edição de 2016 conta com seis palcos, nove áreas temáticas, 70 horas de espectáculos ininterruptos que serão protagonizados por 25 entidades artísticas.

Segundo Lídia Dias, vereadora da Cultura, houve um reforço da programação na área pedagógica, com a realização de mais oficinas pedagógicas, espectáculos teatrais e com um aumento das actividades na Escola Romana, instalada na EB1 de S. João do Souto. Neste local, “os jovens visitantes terão a oportunidade de conhecer o dia-a-dia de uma escola romana e participar em oficinas de escrita em latim, aritmética, jogos de tabuleiro, entre outras actividades”.

Outra das novidades é a existência de uma nova área temática – Tenda de Marte e Vénus – instalada na Praça Municipal onde haverá animação relacionada com o quotidiano dos Bracaraugustanos.

Na sexta-feira, 27 de maio, realiza-se o habitual Cortejo Triunfal, com a participação de mais de mil e 800 figurantes, e no sábado, 28, na Praça Municipal, decorrerá o Casamento Romano.

Ao longo de todo o evento, os Bracarenses e visitantes serão surpreendidos por dezenas de personagens da mitologia romana e figuras do imaginário da época que irão circular pelas ruas do Centro Histórico.

O programa da Braga Romana poderá sofrer alterações, estando o Município de Braga a desenvolver todos os esforços para minorar os efeitos do mau tempo nomeadamente com a reprogramação de algumas actividades para espaços fechados. Com o evoluir da situação, será dado conhecimento público que qualquer alteração à programação nos canais informativos do Município.

Comentários

topo