Destaque

Garantia Jovem do IEFP apresentada na Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde

Partilhe esta notícia!

A Adere-Minho anunciou a realização de uma sessão de esclarecimento da ação “Garantia Jovem”. Este compromisso do IEFP, da qual a Adere-Minho é parceira, realiza no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde pelas 18:00 horas.

IPSS´s, associações e juntas de tudo concelho vão marcar presença, assim como o direto do IEFP, Carlos Menezes.

A Garantia Jovem é um compromisso assumido pelos estados membro da União Europeia de resposta à elevada taxa de desemprego dos jovens, para que gradualmente e num prazo de quatro meses, após o jovem sair do sistema de ensino ou do mercado de trabalho, lhe seja feita uma oferta de emprego, de continuação dos estudos, de formação profissional ou de estágio.

“A Garantia Jovem não é uma garantia de emprego, mas tem como objetivo dar aos jovens nacionais com idades até os 29 anos uma oportunidade para apostar na sua qualificação e estar em contacto com o mercado de trabalho, com vista a combater a inatividade e o desemprego dos jovens”, refere o Carlos Menezes.

O Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP,  organismo nacional coordenador, ciente da amplitude da sua implementação, entende a necessidade de desenvolver um trabalho numa lógica de parceria, não só entre as instituições que representam e assumem o papel do Estado nas políticas públicas em causa, mas também com e entre outros parceiros com intervenções a diferentes níveis e em diferentes setores.

Nesta sessão, um dos objetivos é aferir a disponibilidade integração de vários parceiros. “Fundamental na identificação e avaliação da situação dos jovens destinatários e no desenvolvimento das ações necessárias à sua entrada em percursos de educação, formação ou emprego”, indica o IEFP.

Comentários

topo