Braga

Terceira edição do Orçamento Participativo de Braga arranca a 1 de Junho

Partilhe esta notícia!

A terceira edição do Orçamento Participativo do Município de Braga arranca já esta Quarta-feira, dia 1 de Junho, com a abertura do período de inscrições e apresentação de propostas.

Criado em 2014 pelo Executivo Municipal, o Orçamento Participativo é uma ferramenta que delega nos cidadãos a decisão sobre o destino a dar a parte do Orçamento da Autarquia Bracarense, desafiando os munícipes a participarem activamente na vida da Cidade. À semelhança do ano transacto, o montante global do OP é de 750 mil euros, dos quais 100 mil euros são relativos a projectos do Orçamento Participativo Escolar, valor que será cabimentado no orçamento da Câmara para 2017.

As propostas para o Orçamento Participativo podem ser apresentadas entre os dias 1 de Junho e 15 de Julho. Todos os cidadãos são desafiados a apresentar propostas nas áreas da Ecologia, Ambiente e Energia; Solidariedade e Coesão Social; Equipamentos; Cultura e Património; Trânsito, Mobilidade, Acessibilidades e Segurança Rodoviária; e Turismo, Comércio e Promoção Económica.

Com a terceira edição do Orçamento Participativo regressam também as Assembleias Participativas, sendo que a primeira irá decorrer já esta Quarta-feira, dia 1 de Junho, às 21h30, na sede da Junta de Freguesia de Gualtar.
As Assembleias Participativas servem para esclarecer dúvidas e discutir propostas, assim como para dinamizar o debate público e recolher sugestões sobre o OP 2017.

O Orçamento Participativo de Braga tem registado um crescimento significativo de ano para ano, tendo duplicado o número de votantes e de inscritos.
Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, “o sucesso deste projecto implementado pelo actual Executivo Municipal é sustentado pelo envolvimento dos cidadãos, das instituições, escolas e de outros agentes, o que permite uma efectiva e crescente participação da comunidade na vida activa da sua Cidade, do seu bairro, da sua rua”. Recorde-se que na edição transacta foram apresentados 88 projectos, dos quais 27 foram submetidos à votação dos Bracarenses.

As inscrições devem ser feitas no site ´participe.cm-braga.pt´, enquanto todas as dúvidas ou sugestões podem ser enviadas para o e-mail ´[email protected]´. Os cidadãos inscritos e devidamente validados nas edições anteriores do Orçamento Participativo não necessitam de realizar um novo registo.

Comentários

topo