Braga

Spin-off da UMinho promete revolucionar a produção industrial

Partilhe esta notícia!

A spin-off GenSYS, da Universidade do Minho, acaba de lançar um sistema informático que permite às empresas do setor industrial produzir massivamente artigos diferenciados sem custos adicionais. Esta tecnologia surge numa altura em que o setor enfrenta novos desafios colocados pela chamada indústria 4.0, como o aumento da diversidade de artigos e a possibilidade dos consumidores finais personalizarem o que pretendem adquirir.

O software já foi premiado e adotado por multinacionais líderes de mercado, como a Bosch Car Multimedia e a Coindu – Componentes para a Indústria Automóvel.

O programa baseia-se num novo modelo de gestão da informação de artigos que usa referenciação genérica de artigos e inclui módulos direcionados para o planeamento da produção, o controlo de stocks, a gestão da carteira de encomendas, o custeio e a orçamentação e programação da produção, entre outros.

Além de oferecer soluções de monitorização, possibilita a implementação de estratégias de produção, até aqui limitadas a ambientes de produção repetitiva.

(Notícia completa na edição impressa do V, 8 de junho)

Comentários

topo