Cultura

Cavaquinhos de Soutelo celebram dez anos

Partilhe esta notícia!

O Grupo de Cavaquinhos de Soutelo foi fundado em 2006, mais concretamente em meados de Setembro, com aulas de aprendizagem de cavaquinho, na freguesia de Soutelo, em Vila Verde e desenvolve atualmente atividade em várias valências. Este ano, comemora-se o seu 10º aniversário, mas já atingiu a sua maioridade, uma vez que se trata de uma das importantes associações de Soutelo e do concelho de Vila Verde.

O presidente da direção é Filipe Jorge Cracel Fernandes que falou ao Semanário V sobre a associação, problemas e anseios. Para este dirigente, o grupo de cavaquinhos “vai de vento em popa”.

“Ainda no ano transato organizamos vários eventos, o mais importante foi o I Encontro de Grupos de Cavaquinho de Vila Vede, na Festa das Colheitas.
Este grupo começou apenas pela criação de uma escola de música, depois disso surgiu colaboração do antigo Grupo Coral de Soutelo, atual Grupo Coral da Casa da Torre, da responsabilidade do Padre Manuel Faria e ainda se juntaram ao grupo, alguns elementos do Grupo Folclórico Infantil de Soutelo, já extinto há vários anos”, refere Filipe Fernandes.

Uma grande conquista que os Cavaquinhos Soutelo conseguiu foi a adesão dos jovens. Filipe Fernandes refere que “a idade média dos elementos anda pelos vinte anos, fruto do trabalho desta direção”.

“O número de associados está próximo dos 200, sendo cerca de uma centena os pagantes, o que é um número muito bom, na opinião do dirigente que temos vindo a citar”, frisa.

 

(Notícia completa na próxima edição do V, 8 de junho)

Comentários

topo