Destaque

Mais de cem veículos expostos no Nova Arcada durante este fim-de-semana com soutelense na organização

“As mulheres podem ir às compras enquanto os homens ficam aqui a ver os carros!”. Quem o diz em tom de brincadeira é Leonel Oliveira, residente em Soutelo, Vila Verde, e um dos responsáveis pelo grupo bracarense Os Brutos, que se dedica ao culto e exposição dos carros Stance, e que montaram exposição no parque de estacionamento exterior do centro comercial Nova Arcada, nesta que é a terceira edição do BracaraMotorFest, a decorrer este fim-de-semana.

Com o total apoio do centro comercial, a verdade é que esta exposição estava marcada para o centro de Braga em parceria com a autarquia bracarense, mas à última da hora foram substituídos por um ecrã gigante para transmissão do Campeonato da Europa de Futebol. “Embora nos tenham oferecido a possibilidade de termos transporte gratuito até Braga para todos os visitantes, ficámos chateados, e estamos a pensar fazer a exposição do próximo ano noutra cidade”, contou Leonel, referindo-se à oferta de uma pulseira a todos os visitantes que permitem deslocação grátis nos TUB, e não descartando a hipótese Vila Verde para expor no próximo ano. “Em Prado há a zona do Clube Náutico que me parece apropriada para este tipo de evento, mas há a questão dos acessos, porque a maior parte dos carros são rebaixados, mas acho que em Vila Verde gosta-se de carros, por isso não descartamos essa hipótese”.

A exposição estará patente no sábado, até às 24h, seguindo-se festa no bar Lustre, em Braga, continuando no domingo durante todo o dia, contando receber milhares de pessoas, especialmente à noite, onde haverá algumas atividades “divertidas” e peculiares, como por exemplo, o jogo de puxar a corda, Cartracion, onde um carro é puxado por dois grupos de pessoas, em lados opostos, com ajuda de uma corda, e onde os mais resistentes vencem.

As restantes atividades incluem desfiles com passagens em lombas, e uma peculiar manobra de substituição de pneus com o carro suspenso no ar, vencendo quem for mais rápido, ao jeito das boxes na fórmula 1 misturado com o elevador do mecânico do seu bairro. Os Brutos, grupo a que Leonel pertence, é composto por elementos de Braga, sendo Leonel o único vilaverdense, e conta já com quatro anos de existência, sendo esta a sua terceira exposição anual de modelos Stance.

Mas o que é a modalidade Stance? O soutelense explica. “Stance são carros em que a importância não é propriamente o motor e a potência, mas mais uma questão de estética, como altura da suspensão, medidas das rodas, jantes, tudo o que influencia a posição e postura de um carro”, explica Leonel ao Semanário V. “E não podem ter qualquer mazela”, finaliza.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo