Ciência

Investigação científica da EPATV apresentada na XX Mostra Nacional da Ciência, em Lisboa

Partilhe esta notícia!

O Museu da Ciência, em Lisboa, foi o palco de mais uma Mostra Nacional de Ciência, organizada pela Fundação da Juventude. Participam estudantes de Portugal, Brasil, Espanha e Moçambique que apresentaram 100 projetos integrados em onze áreas científicas.

A Escola Profissional Amar Terra Verde conseguiu a proeza da qualificação de um projeto de investigação na área das Ciências Médicas Detectox e de outro projeto na área das Engenharias Micro Fuel Cell.

Pelo décimo ano consecutivo, a Fundação da Juventude desafiou a investigação e a criatividade entre os mais jovens, avaliando os trabalhos e premiando os mais válidos, suportada por um júri de reputados profissionais, designado pela agência Ciência Viva e presidido, este ano, pelo professor Gaspar Barreira, do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas de Lisboa.

Os dois grupos do Curso Técnico de Análise Laboratorial representaram a Escola Profissional Amar Terra Verde nesta Mostra Nacional com os trabalhos coordenado pela Diretora de Curso Manuela Caçador e pelo professor Francisco Rodrigues.

Apesar das duras batalhas com os jurados, esta foi uma experiência bastante enriquecedora e cientificamente estimulante para todos. Para quem assistiu foi gratificante ver o empenho destas jovens que levaram a sério defender a qualidade da Ciência produzida na nossa região, uma vez que eram as únicas representantes dos Concelhos de Vila Verde, Amares e Terras do Bouro. Trazem na bagagem os rasgados elogios do júri, os agradecimentos da Fundação da Juventude e da Fundação EDP bem como os parabéns por uma escola profissional dar cartas na área das Ciências Médicas.

EPATV na final Ilídio Pinho

A Fundação Ilídio Pinho comunicou os projetos vencedores da 2ª fase da 13ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, em parceria com o Ministério da Educação, com o objetivo de estimular o interesse dos alunos pelas ciências.

Os projetos a concurso, subordinados ao tema “Ciência e tecnologia ao serviço de um mundo melhor”, deveriam demonstrar as potencialidades da ciência e da tecnologia como oportunidades de resposta aos desafios e principais problemas do mundo atual, tendo em vista a criação de um mundo melhor para todos.

Após a apreciação do júri Nacional, a EPATV conseguiu o passaporte de um projeto para a final nacional deste concurso. “Poluição OFF Energia ON” foi o tema trabalhado pelos alunos de Análise Laboratorial coordenados pela Diretora de Curso Manuela Caçador.

Comentários

topo