Braga

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior apoia criação do Laboratório Colaborativo

Partilhe esta notícia!

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, preside esta sexta-feira, dia 1, à cerimónia de assinatura do memorando de entendimento (MoU) para a criação e instalação do Quanta Lab – Laboratório de Ciência, Tecnologia e Materiais Quânticos. A sessão realiza-se às 10h00, no salão medieval da Reitoria da UMinho, em Braga, com a presença do reitor António M. Cunha e do diretor-geral do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Lars Montelius.

A iniciativa inicia com a apresentação do Quanta Lab, a cargo de Nuno Peres e Joaquín Fernández-Rossier, respetivamente da UMinho e do INL, as entidades promotoras do projeto. Segue-se a conferência “Sensores quânticos: da ciência básica aos protótipos”, por Jörg Wrachtrup, da Universidade de Estugarda (Alemanha). O programa inclui ainda a assinatura do MoU e as intervenções de António M. Cunha, Lars Montelius e Manuel Heitor.

Vários países estão a apostar na criação de laboratórios e centros de investigação que visam explorar os materiais e as tecnologias quânticas para posterior aplicação à produção de produtos inovadores, sejam eles materiais com novas funcionalidades ou, olhando para o futuro, computadores quânticos com uma enorme capacidade de computação. É da necessidade de alinhar a investigação feita em Portugal com esta área do conhecimento que surge o Quanta Lab.

Comentários

topo