Dinamizar a atividade das bandas filarmónicas, projetar o trabalho realizado enquanto instituições de formação musical e dar-lhes visibilidade junto das comissões de festas de todo o país são os objetivos do III Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga, que terá lugar nos dias 26 e 27 de Novembro, no Auditório do Parque de Exposições de Braga.
Organizado pelo Município de Braga, em estreita colaboração com o Conservatório Calouste Gulbenkian, InvestBraga, Associação de Festas de São João e portal ‘Música e Músicos’, o concurso reforça este ano a ligação às Festas da Cidade, festividade que mais bandas filarmónicas contrata em Portugal.
Na apresentação do concurso, realizada hoje, dia 4 de agosto, a vereadora da Cultura, Lídia Dias, salientou que a iniciativa, além de dar visibilidade à música filarmónica, “visa divulgar o trabalho que as bandas realizam enquanto centros de ensino da música”.
Por outro lado, acrescentou, o concurso pretende ser um “um encontro de bandas, onde todos contribuem para o reforço da visibilidade e da importância destas instituições nomeadamente junto das comissões de festas”.
Por seu turno, o presidente da Associação de Festas de São João, Rui Ferreira, salientou a importância que as bandas filarmónicas têm nas festas populares, pelo que “apoiá-las e dar-lhes lugar nos eventos constitui, por si só, um contributo para o desenvolvimento da cultura”.
A partir deste ano e além de prémios monetários para o 1.º, 2.º e 3.º classificados, as seis primeiras bandas classificadas no concurso terão presença garantida na próxima edição das Festas de São João de Braga.
Outra das novidades desta terceira edição prende-se com a constituição do júri, que passa a ser composto por cinco personalidades com créditos firmados na área da música e das bandas.
O concurso poderá ter o máximo de quinze bandas filarmónicas participantes, ficando reservado o mínimo de seis lugares para bandas do distrito de Braga. O processo de admissão inicia-se com a pré-inscrição, que deverá ser comunicada até ao dia 15 de Setembro de 2016, através do endereço de correio electrónico [email protected]
Comentários
