Vila Verde

Santa Casa de Vila Verde promove a inclusão social e o combate à pobreza

Partilhe esta notícia!

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde iniciou em Agosto de 2016 duas ações de formação: Operador de jardinagem e Assistente familiar e de Apoio à Comunidade, integrando 12 formandos com deficiência e incapacidade. Financiadas pelo POISE, o Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, estas ações de formação enquadram-se na tipologia 3.01 que visam a qualificação de pessoas com deficiência e incapacidade e pretendem dar continuidade a uma política de ajuda, cooperação e igualdade de oportunidades que a Santa Casa tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos.

Os objetivos desta formação são a promoção da empregabilidade das pessoas com deficiências e incapacidades e/ou em situação de desvantagem, dotando-as de competências ajustadas para o ingresso num mundo laboral e/ou prosseguimento de estudos tendo em vista a igualdade de oportunidades. Dividem-se em duas fases: uma componente teórica desenvolvida no Centro de Formação da Santa Casa de Vila Verde e posteriormente desenvolvem FPCT – formação prática em contexto de trabalho nos diferentes serviços da Instituição.

Segundo o Provedor Bento Morais, “estas são ações de formação especiais para a nossa instituição. Os jovens são recebido de braços abertos pelos nossos colaboradores, e toda a instituição se une num sentido de interajuda no desenvolvimento das capacidades dos formandos. O objetivos é inseri-los no mundo laboral, capacitando-os para enfrentarem o trabalho e acima de tudo a sua integração na sociedade.

São ações financiadas pelo POISE e que desenvolvem todas as capacidades dos formandos para os preparar para o mundo laboral, criando sempre elos de ligação entre as componentes práticas e teóricas.

Comentários

topo