Destaque

Incêndios: Secretário de Estado descreve previsão “assustadora” para os próximos dias

Partilhe esta notícia!

“A previsão para os próximos dias é assustadora”, disse hoje Jorge Gomes, secretário de Estado da Administração Interna, no parlamento onde foi ouvido após convocatória dos deputados.

Jorge Gomes falou também dos interesses comerciais adjacentes aos incêndios, dando um exemplo pitagórico de Águeda, onde “um incêndio deflagrou às 4:05 horas com uma frente de cinco quilómetros de extensão”, questionando “que recursos foram usados para fazer uma frente de arranque desta dimensão”.

“Há muito interesse por detrás disto tudo, e não me compete dizê-lo aqui, é um pensamento pessoal, mas há quem diga que a indústria do fogo dá dinheiro a muita gente”, disse no Parlamento.

Indo ao encontro das “previsões” de Jorge Gomes, o incêndio de Arcos de Valdevez sofreu um volte-face durante esta tarde, estando agora a ser evacuadas algumas aldeias daquele concelho devido ao incêndio de Cabana Maior, que já ameaça também aldeias do concelho de Ponte da Barca.

Estão neste momento 355 bombeiros em combate no distrito de Braga, e 818 no de Viana do Castelo, com um total nacional de 4470 operacionais no combate às chamas, no final de tarde desta quinta-feira.

O cenário mais preocupante continua a ser no distrito de Aveiro, com 1307 bombeiros no combate às chamas, maioritariamente divididos entre Anadia, Águeda e Arouca.

 

Comentários

topo