País

Memória do Exército português disponível na Internet

Partilhe esta notícia!

O Arquivo Histórico Militar está ao dispor do público numa nova plataforma, em https://arqhist.exercito.pt. Este projeto envolve a Keep Solutions, spin-off da Universidade do Minho, responsável pelo software que gere e preserva os conteúdos.

Qualquer cidadão pode consultar online os fundos do Arquivo, os quais contêm informação alusiva a relatórios e cartografias dos teatros de operações, baixas de guerra, projetos contra agressões externas, inimigos presos, correspondência pessoal e institucional, autos sobre conduta das tropas, materiais e veículos utilizados, milhares de fotos (desde figuras ilustres a soldados), propaganda pitoresca das Colónias/Ultramar e registos satíricos, entre outros.

O maior e mais requisitado fundo é o do Corpo Expedicionário Português (CEP), o grupo enviado para França na I Guerra Mundial há precisamente um século. Inclui 74 mil boletins individuais de oficiais, sargentos e praças, o “Livro de Mortes por Concelho” (muito consultado por municípios), mas também a troca de informações com países aliados, a preparação militar em Tancos ou a pesada derrota em La Lys.

Comentários

topo