Braga

Revitalização do antigo Hospital São Marcos é “conquista” para Braga

O executivo da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto manifestou o seu entusiasmo pelo acordo alcançado com o grupo empresarial Vila Galé para a instalação de um empreendimento turístico e comercial no edifício do antigo Hospital de S. Marcos. Esta possibilidade, que a autarquia liderada por João Pires classifica como “conquista”, mereceu um voto de congratulação endereçado à mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Braga.

“Concretizando-se mais este empreendimento, e após a frutífera instalação do Centro Interpretativo Memórias da Misericórdia de Braga no Palácio do Raio, será dado mais um passo rumo à tão ambicionada revitalização do território desta União de Freguesias”, refere em comunicado.

Segundo João Pires, a instalação desta unidade hoteleira vai fomentar o “dinamismo comercial e turístico, a criação de empregos, bem como a circulação de pessoas e bens” num espaço onde, recorda, se verificou “uma quebra assinalável no dinamismo económico e social” desde que o hospital abandonou aquelas instalações.

O comunicado da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto destaca ainda o “papel determinado e inovador” do provedor da Misericórdia de Braga, Bernardo Reis, no processo de revitalização dos espaços ocupados pelo antigo Hospital de São Marcos.

“Estamos absolutamente certos que o histórico edifício do Hospital de São Marcos merecerá, tal como vem sendo imagem de marca da Misericórdia de Braga, uma especial atenção no capítulo da reabilitação urbana e da valorização do património cultural e monumental ali integrado”, acrescenta.

A União de Freguesias manifestou ainda uma “particular expectativa” no desenvolvimento dos restantes projetos para os edifícios do antigo Hospital de São Marcos, nomeadamente os referentes à instalação de unidades de fisiatria, cuidados continuados e Alzheimer, a instalar no pavilhão sul desta antiga unidade hospitalar.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo