Cultura

Loureira recriou malhada do feijão à moda antiga (c/fotos)

Partilhe esta notícia!

A freguesia da Loureira estreou-se este ano nas andanças da Rota das Colheitas  com a ‘Loureira em Festa – Arraial do Emigrante 2016’ que é o nome do evento que dura quatro dias, de 12 a 15 de agosto.

Durante a tarde de hoje , vieram à praia da Ponte Nova dezenas de pessoas para verem a tradicional malhada do feijão e comer a sopa de burro cansado .

Francisco de Sousa Peixoto é o homem mais velho da freguesia da Loureira,e como manda a tradição, é o mais velho que começa a malhar. Em declarações ao Semanário V diz que já o faz há 90 anos e com muito gosto. ” Sou lavrador , o feijão vem da minha casa, já faço isto há 90 anos “, disse.

O evento inclui a recriação de uma malhada tradicional de feijão, onde as mulheres e os homens se trajaram a rigor, para mostrar às novas gerações um pouco da tradição minhota e da sua herança cultural.

O evento marcou o arranque da “Rota das Colheitas” de Vila Verde e teve a presença do edil António Vilela e do presidente da junta da Loureira. Os dois agradeceram aos presentes e incentivaram os mais velhos, para que continuem a mostrar aos mais novos os costumes da terra, para que assim se mantenham as tradições por muito mais tempo.

 

 

 

Comentários

topo