Destaque

Lage: Levantamento do arco assinalou início das festas em honra de Santa Helena

Partilhe esta notícia!

Tudo pronto para dar início às festividades em honra de Santa Helena, na Lage. Foi durante a tarde de hoje, dia 18 de agosto, pelas 18:00 horas, que se procedeu ao levantamento do arco, seguido de uma missa, em honra de Santa Helena, considerada a padroeira dos emigrantes.

O arco com 30 metros de altura e 10 toneladas demorou cerca de duas horas a ser colocado no início da subida para a igreja de Santa Helena no cimo do monte. Foi um processo demorado onde todos os cuidados foram poucos.

“Nasci numa casa mesmo ali, atrás do palco, agora já nem se vê, eu vivi esta festa toda a minha vida”, contou-nos Teresa Gomes, mais conhecida por Teresa Castela.

“Isto é uma tradição muito antiga, todos os anos trocam de mordomos, eles trazem os paus e elas, as mordomas, arranjam os papéis para decorar o arco. Os festeiros são os que têm o trabalho mais difícil porque são os que têm que angariar dinheiro para a festa”, continuou Teresa acompanhada pelo marido, sentados junto às escadas, enquanto esperavam que o arco fosse levantado.

No final da missa, os fieis juntaram-se para a procissão de velas.

(Notícia completa na edição impressa do Semanário V, dia 24 de agosto)

 

 

Comentários

topo