Cultura

Ponte da Barca: António Costa vai inaugurar um monumento em homenagem à Capital das Rusgas Populares

Partilhe esta notícia!

Ponte da Barca prepara-se para receber nos próximos dias 19 a 24 de agosto mais uma edição da Romaria de São Bartolomeu. A mais concorrida Romaria do Alto Minho, este ano está associada à marca ‘capital das Rusgas Populares’, e por isso, vai ser inaugurado no sábado, dia 20, um monumento na Praça da República, com a presença do Primeiro Ministro, António Costa.

“Em Ponte da Barca, a forma como as rusgas surgiram, de forma espontânea, é motivo de orgulho para nós e para o município elevar esta bandeira de Ponte da Barca como capital das rusgas populares. Vem-se aqui com o espírito de romeiro e porque se gosta, porque elas (as rusgas) valorizam-nos a todos. São as tradições, é a cultura popular. As pessoas aparecem e são a festa”, concluiu Vassalo Abreu, autarca barquense.

No dia  23 de agosto, o momento alto dos festejos, nesta vila minhota, os grupos que se formam são os protagonistas da noite dedicada às danças e cantares populares. Através das concertinas, dos bombos, dos cavaquinhos e outros instrumentos tradicionais, as rusgas, desfilam, formam-se rodas de tocadores, dança-se o vira e canta-se à desgarrada em plena rua, com uma passagem pelo palco instalado na Praça da República.

À semelhança dos outros anos, a Romaria de São Bartolomeu contará com atuações de todos os grupos folclóricos do concelho, cortejo etnográfico, concurso do melão casca de carvalho, jogo da malha, bandas de música, tasquinhas, alvorada com salva de morteiros, cantares ao desafio, espetáculos de música popular, desfile de linho, entre outros eventos que caraterizam, de há muitos anos a esta parte, esta romaria minhota e que fazem dela a mais típica de todas.
O domingo, dia 21, está entregue à atuação do 
David Carreira na Praça Terras da Nóbrega, num espetáculo totalmente gratuito.

Comentários

topo