Destaque

Nóbrega: Bombeiros conseguem controlar mar de chamas em Aboim que chegou a ameaçar capela de São João

Partilhe esta notícia!

Terminou o “inferno” em Aboím da Nóbrega, com as várias corporações de Bombeiros Voluntários presentes no local a conseguirem dar por extinto o fogo que invadiu pela zona norte, vindo de Ponte da Barca, em direção ao Lugar do Cabo, na freguesia aboinobrense.

Foram mais de 70 operacionais no terreno, divididos entre Cuide de Vila Verde, freguesia de Ponte da Barca, e Aboim da Nóbrega, freguesia de Vila Verde, que estiveram a combater duas frentes de incêndio, com uma frente a ser extinta ao início da tarde.

A segunda frente de incêndio, que assustou Aboim da Nóbrega, foi controlada ao início da noite desta segunda feira, segundo fonte dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde (BVVV), estando agora em fase de rescaldo.

As chamas chegaram a rondar a Capela de São João de Casais de Vide, no lugar de Casais de Vide, em Aboim da Nóbrega, mas a rápida intervenção dos bombeiros impediu que o fogo se alastrasse. A localização do Parque de Campismo de Aboim da Nóbrega chegou a preocupar, mas as chamas mantiveram-se afastadas daquela região, como informou Domingos Costa, zelador daquelas instalações. “O fogo andou pela outra encosta, e não chegou a vir para este lado, mas deixou um cenário de destruição por todo o lado”, lamentou um dos grandes responsáveis pelas caminhadas efetuadas pela zona ardida. “Ainda dá para fazer os trilhos a pé, mas o cenário é desolador”, concluiu.

Neste momento estão sete meios terrestres a fazer o rescaldo do incêndio, com 27 operacionais.

No teatro de operações estiveram, entre as 1:30 de segunda feira e as 1:30 de terça, um total de cinco corporações, com o auxílio de um grupo especial com dez veículos, vindos do Porto (Gruata), que foram uma peça fundamental para ajudar a controlar o incêndio. Também quatro meios aéreos estiveram envolvidos durante a manhã, e três durante o período da tarde até à noite.

Um outro incêndio deflagrou ao final da tarde desta segunda feira, na freguesia de Turiz, no lugar do Ribeiro, tendo alastrado por zona de mato e floresta, mas sem pôr em perigo as habitações. Esse incêndio também foi controlado pelos Bombeiros Voluntários de Vila Verde (BVVV) que estiveram no local.

Comentários

topo