Destaque Vila Verde

Nóbrega: Ataques de Lobo Ibérico aumentam de intensidade em Mixões da Serra

Fernando André Silva

Populares encontraram o cadáver em decomposição de um potro, em Santo Antóinio de Mixões da Serra, junto ao (CM 1149), que liga Valdreu a Terras de Bouro, com fortes indícios de ter sido vítima de um ataque de Lobo Ibérico.

O animal, encontrado ainda com vida, acabou por não resistir aos ferimentos, ficando cadáver no mesmo local, bastante perto da delimitação do Parque Natural Peneda-Gerês (PNPG).

Os ataques de Lobo Ibérico a animais têm aumentado de intensidade durante os últimos cinco anos, devido ao aumento das alcateias, havendo registo de pelo menos uma na região de Valdreu.

Alguns moradores das regiões vila-verdenses perto do PNPG têm mostrado insatisfação quanto ao aumento de ataques, lamentando que se prefira “cuidar das bestas em vez do sustento”. “Há certas zonas onde não podemos deixar rebanhos à solta”, contou um habitante de Gondomar ao V.

Recorde-se que no norte do concelho, especialmente na zona de Mixões da Serra, o gado passeia livremente em busca de pasto, mas os recentes incêndios naquela região levam a que o gado se aventure por zonas mais “verdes”, mais próximas da zona envolvente ao PNPG.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista

Deixar um comentário