Braga

Braga: Motor de elevado rendimento apresentado esta segunda-feira na UMinho

Um motor inovador de elevado rendimento vai ser apresentado na próxima segunda-feira, dia 5, às 12:00 horas, no anfiteatro B1.10 da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Guimarães. O protótipo foi desenvolvido no âmbito da tese de mestrado de Hélio Silva. O motor vai ser testado na Shell Eco-Maratona 2017, a maior prova de consumos do mundo, e participa no “Create the Future Design Contest”, da revista “NASA Tech Briefs”.

O “UMotor” foi desenhado, projetado e construído por alunos da UMinho de seis nacionalidades interessados em otimizar a eficiência de um motor de pequena dimensão. A ideia inicial, a finalização e a montagem tiveram a supervisão de Jorge Martins, coordenador do Laboratório de Motores e Termodinâmica Aplicada (LaMoTA) do Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho.

“O UMotor usa um sistema hipo-trocoidal, que permite ao pistão admitir um dado volume de ar que duplica aquando da expansão – daí a sobre-expansão, que assegura um maior aproveitamento da energia do combustível e um rendimento mais elevado. O motor funciona com acelerador a fundo, evitando as perdas por bombagem”, referem os investigadores. Esta tecnologia poderá ser aplicada nos ramos dos transportes e da cogeração e em diversasaplicações, como geradores elétricos.

 

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo