Cultura

Junta de Soutelo organiza passeio a Santiago de Compostela

vilaverde.net

A Junta de Freguesia de Soutelo está a organizar uma iniciativa que vai levar a população local a conhecer um dos maiores centros de peregrinação religiosa de todo o planeta e uma cidade com um imenso valor histórico e cultural. Construída há oitocentos anos, a famosa Catedral assume-se como ex-líbris de Santiago de Compostela e é ponto obrigatório de paragem para turistas e peregrinos que vêm dos quatro cantos do mundo para prestar a sua devoção. No entanto, a ‘velha’ cidade Galega tem muito mais para oferecer aos visitantes, com quarenta e um edifícios qualificados como sendo de valor arquitetónico, histórico ou cultural excecional. A comitiva soutelense segue até à capital da Galiza, Santiago de Compostela, no próximo dia 16 de outubro, numa jornada de alegria e confraternização. Os interessados devem efetuar a sua inscrição até ao dia 11 de outubro.

A partida está marcada para o primeiro raiar da aurora. Pelas 06h00, os soutelenses rumam a terras de nuestros hermanos, com apenas uma paragem pelo meio, em Valença, para o pequeno-almoço. A comitiva vai chegar a tempo da assistir à Eucaristia das 11h00, em plena Catedral de Santiago de Compostela, um dos mais afamados e concorridos locais de culto de toda a europa, logo a seguir a Roma e Jerusalém. No final, tempo para recuperar energias. O almoço é opcional, uma vez que as pessoas podem levar merendeiro ou optar por fazer a refeição um restaurante castelhano.

O programa para a tarde é ‘à vontade do freguês’, para os participantes poderem passear pela cidade e visitar os locais/monumentos de acordo com os seus gostos e interesses pessoais. Não faltarão certamente excelentes opções numa cidade extremamente aprazível, com imensa riqueza ao nível do património e uma arquitetura invejável. Pelas 17h00, a comitiva regressa a Soutelo, estando a chegada prevista para as 19h30. As inscrições estão abertas a toda a população soutelense, têm o custo de 10€ para reformados, 12,5€ para não reformados e deve ser efetuadas até ao dia 11 de outubro, nas instalações da sede da Junta de Freguesia de Soutelo, aberta às Terças e Quintas, das 18h30 às 20h30.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo