Destaque

GNR, CAViVer e CMVV sensibilizam agricultores para prevenção de acidentes com tratores

O Município de Vila Verde, a GNR e a CAVIVER – Cooperativa Agrícola de Vila Verde, vão levar a cabo várias ações de sensibilização de prevenção face ao crescendo número de acidentes com tratores e alfaias agrícolas.

No total são cinco sessões de sensibilização nas várias freguesias do concelho.

União de Freguesias de Ribeira do Neiva, União de Freguesias de Sande, Vilarinho, Barros e Gomide, União de Freguesias de Marrancos e Arcozelo, Freguesia de Turiz e Freguesia de Cervães são os locais da ações

“Em vez de os agricultores se deslocarem à sede do concelho são os parceiros de forma itinerante que vão às zonas onde há maior número de tratoristas e utlizadores de máquinas agrícolas e florestais procurando assim contribuir para a diminuição da taxa de sinistralidade. Nas diversas ações realizadas verificou-se uma boa aceitação e agrado pela realização destas iniciativas”, explica a organização..

Ao longo do ano de 2016 detetou-se a continuam, em todo o país, acidentes com tratores com vítimas mortais. Maioria dos casos com operadores com idade muito avançada e sem formação adequada no manuseamento de tratores e máquinas, agrícolas e florestais .

No ano de 2014, e primeiro semestre de 2015, verificaram-se a nível nacional, 115 mortos envolvendo acidentes com tratores, máquinas agrícolas e florestais.

Comparativamente com o número de mortos causados por acidentes rodoviários este número é de facto preocupante.

Comparativamente com o número de mortos causados por acidentes rodoviários este número é de facto preocupante.

No próximo dia 8 de outubro enquadrado na Festa das Colheitas será realizada uma sessão pública sobre a temática e realizada uma atividade prática sobre prevenção de acidentes manuseamento e manutenção, com o objetivo de se chegar ao maior número de pessoas.

Um dos temas abordados nas sessões de sensibilização pela CAVIVER-Cooperativa Agrícola de Vila Verde é a necessidade de formação adequada como medida preventiva nas questões relacionadas com acidentes.

Esta formação está a ser realizada por parte destá entidade de forma a que os utilizadores de máquinas fiquem habilitados para um manuseamento correto e seguro.

Sendo um problema muito atual, existindo também uma preocupação a nível Nacional, os vários parceiros continuaram empenhados na prevenção desta problemática a nível do concelho de Vila Verde.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo