Braga

Braga recebeu lufada mexicana durante Semana de México Jovem

Partilhe esta notícia!

México Jovem, com 18 artistas mexicanos a marcaram presença em diversas iniciativas que decorreram ao longo da semana em alguns dos principais pólos culturais da cidade.

Rafael Ibarra, diretor artístico deste evento, destaca a importância para os artistas de verem o seu trabalho exposto em algumas das principais galerias e casas culturais, salientando a troca de sinergias entre México e Portugal. “Eles adoraram esta experiência, alguns estão a pensar ficar cá mais tempo porque se sentiram inspirados por Braga”, contou Rafael Ibarra ao V.

Mas viver da arte não é fácil, tanto no México como em Portugal.

“O mais importante é não ter medo”, conta o artista visual Luis Lago, ao V.  “Se não tivermos medo de trabalhar como pedreiro ou seja o que for, podemos sempre arriscar levar a nossa arte como forma de vida”, acrescenta, corroborado pelo também artista visual Ramón Peralta. “Já estou em Portugal há sete anos, fiz um pouco de tudo mas agora já consigo viver exclusivamente da arte”, revela, frisando que “devo ficar por cá mais algum tempo”.

Já Gabriel Rodriguez Liceaga, escritor premiado no México, e que viu a sua obra “eterna primavera” traduzida para português, salienta a importância destas iniciativas para se “furar fronteiras entre a cultura latina e a europeia”.

A comitiva mexicana marcou presença em Vila Verde, durante a tarde de domingo (9), numa iniciativa da Associação Cultural Bullire, intitulada “Bulliço Mexicano”

(Notícia completa na edição impressa nº40 do Semanário V, já nas bancas)

Os 18 artistas

Rafael Ibarra -Diretor artistico do Festival Semana Mexico Jovem.

Paula Feio Santos- Produção do Festival.

Ampersan (Kevin García y Zindu Cano)- Música.

Neoplen (Max Potenza, Pablo Peña, Ismael Peña, Rogelio Romero, Cuauhtémoc Delgado) – Musica.

Gabriel Rodriguez Liceaga – Escritor.

Ramón Peralta – Artista Visual.

Davo Valdéz – Escritor.

Amaury Colmenares – Escritor.

Fabiola Valdés – Colectivo artistico Ruina Tropical.

Luis Ponce – Artista Visual

Lalo Lugo – Artista Visual.

Erik Esparza – Institudo Morelense de Radio y Televisión

Comentários

topo