Desporto Destaque Vila Verde

Destaque: Balanço da Loureira Rural Race é “um evento a repetir”

Fernando André Silva

A prova de obstáculos Rural Race 2016 realizada na freguesia de Loureira, e organizada pela EJAH, em parceria com o Município de Vila Verde  e a Junta de Freguesia da Loureira, foi um atrativo para centenas de participantes vindos de diversos pontos do país, entre os quais atletas de alta competição de outras modalidades.

Nuno Freitas e Pedro Russel, habituados à prática do Enduro, largaram temporariamente os capacetes para experimentar a Rural Race, e ficaram satisfeitos. “Estou aqui para me divertir, porque é uma forma diferente de fazer exercício físico, e que ajuda à manutenção, que é importante para um piloto de Enduro”, explicou Nuno Freitas, mostrando satisfação por “surgirem atividades diferentes em Vila Verde”, tendo já participado no Trail Antonino e aberto a novas experiências que vão surgindo no concelho.

Foram vários os grupos vindos de diversos pontos do país, com especial incidência da zona norte. De Vizela, António Ribeiro salienta a importância desta prova, para “promover as corridas de obstáculos”, que estão em voga. “Já participamos noutras corridas em Vila Verde, mas obstáculos é a primeira”, refere o atleta, elogiando as paisagens vilaverdenses. “Achamos que é um concelho amigo do desporto, e com paisagens lindíssimas, pois tem muita água, muito verde, e isto acaba por se tornar um privilégio para quem vem de fora”, refere o membro da Aventura Team.

“Na Loureira gostámos de receber bem”, disse Pedro Dias, presidente da junta de Loureira, que se mostrou satisfeito com o sucesso da prova. “Temos mais de 300 participantes o que demonstra o alcance que esta prova teve”, contou o autarca ao Semanário V, garantindo que “é para continuar com as próximas edições”.

“Não havia nada do género em Vila Verde, e sabemos que é um tipo de prova que está em crescimento”, explicou ao V Daniel Sousa, presidente da EJAH, assegurando que no próximo ano serão abrangidas mais freguesias. “Toda a nossa associação ajudou a montar esta prova, e agora veem reconhecidos o sucesso, com mais de 300 participantes que nos deixam elogios e conselhos para melhorar a edição do próximo ano”.

Os grandes vencedores em termos coletivos são da “casa”, a equipa Vila Verde a Correr Race. Já no feminino, foi Helena Fernandes, da equipa N14, vinda de Braga, e entusiasta do Cross-fit, a conquistar o prémio monetário para o primeiro lugar. Em masculinos, o vencedor foi Jorge Cruz, do SC Braga. O cariz solidário também não foi esquecido, com as receitas a serem doadas à loja social do município de Vila Verde.

(Conheça o balanço da Rural Race 2016 em destaque na edição nº41 do Semanário V, já nas bancas)

 

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista