Cultura

Casa do Conhecimento pretende ser “edifício de portas abertas para a investigação”

“Este é um edifício de portas abertas para a investigação”, disse António Vilela, presidente da Câmara de Vila Verde, durante a abertura da Casa do Conhecimento, realizada na manhã desta segunda-feira (24), no centro de Vila Verde.

António Vilela desvendou alguns dos pontos de interesse desta infraestrutura, seguindo-se depois a apresentação de um filme tridimensional (3D), e uma visita guiada às instalações deste que promete ser um espaço “informático que valoriza as novas tecnologias, mas sem esquecer a tradição de Vila Verde”.

Com a sessão de abertura a ser “guiada” por António Vilela, e com ajuda de dois “seres” virtuais incluídos no filme tridimensional, ficou-se a conhecer que a Casa do Conhecimento pretende ser um espaço de investigação associado à robótica, e a qualquer outra área ligada à investigação.

“Esta Casa do Conhecimento vai ser aquilo que as pessoas querem que seja”, disse o edil, lançando o “desafio de lhe dar vida e de a pôr a trabalhar”. António Vilela pediu ainda a “participação empenhada de todos os interessados na área da investigação”.

Com salas de conferência, de projeção multimédia, tanto em 3D, como em ambiente realístico, onde se valoriza espaços sem janelas que podem exibir animações em espaço multi-dimensional, há de tudo um pouco nesta infraestrutura que custou dois milhões e meio de euros, comparticipado e 85% por fundos comunitários.

À entrada de uma sala-museu, é possível conhecer lendas e histórias do concelho de Vila Verde através da tecnologia “touch-screen”, dando todo um conceito animado a lendas como “Sapo de Coucieiro”, entre outras.

Há também uma sala onde é possível perceber a história da Citânia de São Julião, de Ponte de São Vicente, com animação interativa na recriação do ambiente paleolítico.

A Casa do Conhecimento de Vila Verde faz ainda parte de uma rede de requalificações urbanísticas, que incluem a antiga Adega Cooperativa, o Museu do Brinquedo e da Brincadeira, e o novo posto da GNR de Vila Verde, segundo informou António Vilela.

(Notícia completa na edição impressa do Semanário V, a 26 de outubro)

 

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo