Destaque

ATAHCA e UTAD organizam jornadas técnicas no Gerês sobre carvalhos

A terceira edição das Jornadas Técnicas sobre os Carvalhos realiza-se nos próximos dias 25 e 26 de novembro, em Campo do Gerês, e conta com a organização da ATAHCA, da ACF Campo do Gerês e com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Em organização bienal, estas jornadas pretendem promover a floresta portuguesa através de oradores que “partilham experiência” perante os presentes. Apresentações, debates, provas gastronómicas e outros momentos funcionam como canal para a formação acerca dos carvalhos, a ter lugar no Museu de Vilarinho da Furna, estando também programadas saídas à floresta. “A Floresta não se vive em sala”, diz Carlos Martins, da ATAHCA, e o plano será plantar carvalhos e colher sementes com os participantes.

“Se na floresta se geram uma multiplicidade de valores económicos, sociais e ambientais, o que se quer com estas jornadas é que cada um experiencie isso mesmo”, informa Carlos Martins ao V, garantindo que “para as III Jornadas Técnicas sobre os Carvalhos elegemos a “Natureza e Turismo” como tema principal, em duas abordagens: a gestão dos recursos naturais, a gestão dos produtos turísticos e dos seus consumidores”.

Recorde-se que o carvalho vive dias de maior atenção, devido a uma petição levada a cabo pela Quercus, onde é pedida “legislação” para a proteção dos carvalhos em Portugal, e à atenção do Ministro do Ambiente e das várias bancadas parlamentares.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo